Covid-19. São João decide que não vai elevar plano de contingência

Ativar o nível 3 do plano de contingência permitiria interromper até 20% a atividade programada, tal como consultas e cirurgias.

Hospital S. Joao, Hospital São Joao

© Global Imagens

Hélio Carvalho
23/05/2022 14:04 ‧ 23/05/2022 por Hélio Carvalho

País

Covid-19

O gabinete de crise do Centro Hospital Universitário de São João (CHUSJ) decidiu esta segunda-feira que não vai ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19, que permitiria ao hospital interromper até 20% da atividade programada para dar prioridade aos internamentos por Covid-19.

Esta interrupção de atividade incluiria cirurgias e consultas no centro hospitalar.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o CHUSJ afirma que não vai optar por elevar o plano, graças a um "elevado esforço de gestão e planeamento de camas e recursos humanos".

Temos, neste momento, 104 doentes Internados, onze dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos", acrescenta o comunicado.

Para esta decisão terá contribuído uma diminuição na afluência aos serviços de urgência durante o fim-de-semana, diz o hospital, "apesar de uma taxa de positividade à Covid-19 de 55% no sábado e 43% no domingo, nos doentes com queixas respiratórias".

Mantendo-se no patamar 2 do plano de contingência, o CHUSJ pode alargar espaços para melhor responder ao aumento da procura, mas fica afastada para já a suspensão de atividade programada.

A situação pode alterar-se, no entanto, com o São João a apontar que será revista a necessidade de tomar uma nova decisão ao longo da semana.

Na semana passada, a excessiva afluência às urgências do maior hospital da região Norte levou o São João ao limite da sua capacidade, numa altura em que muitos profissionais de saúde, mais de 200, estão eles próprios de baixa com Covid-19.

[Notícia atualizada às 14h23]

Leia Também: Covid-19. São João no Porto pode ativar nível 3 do plano de contingência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas