Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

GNR resgatou oito migrantes argelinos ao largo da Sardenha

Os militares que faziam parte da equipa procederam ao resgate dos migrantes para bordo do navio 'Bojador'.

GNR resgatou oito migrantes argelinos ao largo da Sardenha
Notícias ao Minuto

09:00 - 21/05/22 por Notícias ao Minuto

País Resgate

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), detetou e resgatou oito migrantes ao largo da ilha da Sardenha, no mar Mediterrâneo, na terça-feira passada. Como informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o resgate decorreu no âmbito da Operação Conjunta 'THEMIS 2022', com recurso à Lancha de Patrulhamento Costeiro 'Bojador'.

Como explica a GNR, durante uma ação de patrulhamento os militares receberam informação de que teria sido avistada uma embarcação com migrantes em águas territoriais italianas.

De seguida, seriam "encetadas diligências com o intuito de apurar a veracidade da informação", tendo sido depois detetada e intercetada, pelas 20h25, uma pequena embarcação de fibra com oito migrantes a bordo, todos eles homens de nacionalidade argelina.

Os militares da tripulação do Bojador procederam, assim, ao resgate dos migrantes para bordo do navio, tendo estes sido posteriormente transportados para o Porto de Sant’Antioco, em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX. Foi ainda, de acordo com a GNR, rebocada a embarcação utilizada na travessia.

No mesmo comunicado, a GNR explica que projetou a sua Lancha de Patrulhamento Costeiro 'Bojador' na Operação Conjunta 'THEMIS 2022' - Itália, realizada sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

Em causa está uma missão desenvolvida no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, concebida com o intuito de "controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça". A operação decorrerá até 13 de julho de 2022.

Leia Também: GNR resgata 14 migrantes em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório