Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

GNR resgata 14 migrantes em Itália

O resgate foi feito a 15 milhas náuticas a sul da Sardenha, em águas italianas.

GNR resgata 14 migrantes em Itália
Notícias ao Minuto

12:13 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

País Migrantes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), detectou e resgatou ontem, dia 11 de maio, 14 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta 'THEMIS 2022' com recurso à Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, a sul de Sardenha.

Segundo comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, "os militares receberam informação de que um pesqueiro local teria avistado uma embarcação com migrantes a cerca de 15 milhas náuticas a sul da Sardenha", já em águas territoriais italianas.

De imediato, foram encetadas diligências com o intuito de apurar a veracidade da informação tendo, pelas 21h25, desta quarta-feira sido detetada e intercetada uma pequena embarcação de madeira com 14 migrantes a bordo, todos homens de nacionalidade argelina, dos quais cinco eram menores de idade.

Os militares da tripulação do Bojador procederam imediatamente ao resgate dos migrantes para bordo do navio, tendo sido distribuídas mantas térmicas dado que se apresentavam em evidente estado de exaustão fruto da navegação. Foram também distribuídos bens alimentares.

No fim do resgate, os migrantes foram transportados para o Porto de Sant’Antioco, em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX (Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira), tendo ainda sido efetuado o reboque da embarcação utilizada na travessia.

Ainda a bordo da embarcação portuguesa, foram prestados os primeiros socorros a dois migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros.

Leia Também: Santa Maria Maior inaugura mostra de fotografia solidária com refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório