Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Apoio de 50 milhões à Polónia? "É uma pequena gota no oceano"

O primeiro-ministro destacou que o apoio será efetuado através de “bens” que “têm de ser adquiridos em Portugal, de acordo com as regras europeias”.

Apoio de 50 milhões à Polónia? "É uma pequena gota no oceano"

O primeiro-ministro, António Costa, destacou esta sexta-feira que o apoio à Polónia de 50 milhões de euros para ajuda humanitária “é uma pequena gota no oceano” daquilo que o país precisa, face ao acolhimento de refugiados ucranianos.

“Temos de ter bem noção de que o nosso esforço é uma pequena gota no oceano, perante o enorme esforço que um país como a Polónia está a fazer. É um dever de todos nós sermos solidários”, disse António Costa aos jornalistas, após uma visita a um centro de acolhimento de refugiados em Varsóvia, na Polónia.

O primeiro-ministro destacou que o apoio será efetuado através de “bens” que “têm de ser adquiridos em Portugal, de acordo com as regras europeias”. A ajuda poderá passar por “casas pré-fabricadas, alimentação, remédios, roupas ou sapatos”, mas a Polónia, destacou António Costa, irá “elaborar a lista daquilo que são as suas necessidades efetivas”.

“A Polónia está neste momento a apoiar a construção de um conjunto de habitações temporárias já em território ucraniano - muitos dos ucranianos querem regressar - e nós temos, felizmente, condições na nossa indústria de poder também fornecer esses equipamentos”, acrescentou.

Sobre o regresso de cidadãos ucranianos à Ucrânia, o primeiro-ministro revela “alguns” dos refugiados que procuraram refúgio em Portugal já abandonaram o país e regressaram à Ucrânia. Mas alerta: “Nós temos obviamente de apoiar essa reinstalação. Agora, como sabemos, a Ucrânia é um país com cidades absolutamente devastadas e, portanto, as condições de apoio à reconstrução vão ser necessárias”.

Leia Também: Integração europeia. Costa falará com Zelensky sobre "estatuto especial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório