Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Função Pública. Aviso de greve para 6.ª abrange trabalhadores da saúde

Em causa está "a luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros".

Função Pública. Aviso de greve para 6.ª abrange trabalhadores da saúde
Notícias ao Minuto

11:32 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais informou, esta quinta-feira, que todos os serviços públicos da Saúde estão abrangidos pelo pré-aviso de greve marcado para sexta-feira, dia 20 de maio, quando acontece a manifestação nacional da Função Pública, promovida pela Frente Comum.

Tendo em vista “a luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros”, a entidade vem esclarecer que o pré-aviso de greve de 24h “abrange os trabalhadores de todos os Serviços Públicos de Saúde, incluindo os que laboram em estabelecimentos que estejam concessionados a IPSS e Misericórdias”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.

Em causa estarão “notícias desatualizadas que se encontram em divulgação em vários meios de comunicação social eletrónica”, adianta o organismo sindical.

A Federação recorda ainda que a manifestação nacional da Frente Comum decorre a partir das 14h30, seguindo desde o Marquês do Pombal até à Assembleia da República, em Lisboa.

As reivindicações da Frente Comum já foram apresentadas várias vezes, incluindo nas negociações anteriores à apresentação da primeira proposta do Orçamento do Estado para 2022, ainda no ano passado.

Desde então, o Partido Socialista alcançou a maioria absoluta nas eleições de legislativas de janeiro, sendo que, para Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum, o executivo "só não resolve os problemas se não quiser".

O responsável acredita, assim, que as reivindicações pedidas podem ser cumpridas ainda este ano, mesmo com o Orçamento do Estado aprovado, tendo dado o exemplo dos apoios aos privados com o aumento do salário mínimo.

Leia Também: Função Pública. Frente Comum marca manifestação nacional para 20 de maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório