A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou, esta terça-feira, que vai avançar com uma manifestação nacional da Função Pública no dia 20 de maio, reclamando aumentos salariais e a valorização das carreiras.
No site oficial, a Frente Comum revela que a concentração está agendada para as 15h00, junto à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.
Dezenas de pessoas concentraram-se na semana passada, também em Lisboa, numa iniciativa da Frente Comum, para entregar uma proposta reivindicativa ao primeiro-ministro, apontando que o Governo "só não resolve os problemas se não quiser".
As reivindicações reforçadas pelo sindicato já tinham sido apresentadas por várias vezes, incluindo nas negociações anteriores à apresentação da primeira proposta do Orçamento do Estado para 2022, ainda no ano passado.
Desde então, o panorama político mudou, tendo o Partido Socialista alcançado a maioria absoluta nas eleições de janeiro. Para Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum, com estas condições, o executivo "só não resolve os problemas se não quiser".
O responsável acredita que as reivindicações pedidas podem ser cumpridas ainda este ano, mesmo com o Orçamento do Estado aprovado, tendo dado o exemplo dos apoios aos privados com o aumento do salário mínimo.
Leia Também: Crédito Agrícola lança 9.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação