O Jardim de Infância de Podence, em Macedo de Cavaleiros, irá encerrar no próximo ano letivo, decisão que a autarquia justifica com o aumento de turistas na aldeia, o que coloca em causa a "segurança" das crianças.
É de realçar que o anúncio de encerramento gerou protestos entre os pais e habitantes. Os encarregados de educação mostram-se contra a decisão de encerrar a escola, nomeadamente porque as crianças terão de se deslocar para Macedo de Cavaleiros, a uma hora de distância para algumas das famílias.
Num comunicado enviado às redações, a vereadora com o pelouro da Educação do município, Sónia Salomé, diz que a decisão tem o objetivo de "proteger o superior interesse das crianças" e criar melhores condições de "proteção, segurança e sociabilização".
A vereadora refere que "o crescente número de turistas a visitar a aldeia, assim como a utilização de espaços comuns ao do jardim de infância, levantava sérias reservas à segurança" das crianças. Sublinhe-se que é desta aldeia que são originários os Caretos de Podence, declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019.
Contudo, os pais não concordam com a justificação e têm-se manifestado contra o encerramento.
Leia Também: Escolas tiveram de substituir 25 mil docentes este ano letivo