O primeiro-ministro felicitou, esta segunda-feira, a nova primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, nomeada para o cargo após o pedido de demissão de Jean Castex.
"Felicito Élisabeth Borne pela sua nomeação como Primeira-Ministra francesa, a segunda mulher na história do seu país a assumir essa importante missão", escreveu António Costa na rede social Twitter, numa mensagem publicada em português e em francês.
O chefe de Estado assegurou ainda estar certo de que terá, em conjunto com a nova governante francesa, a "oportunidade de trabalhar em conjunto para aprofundar o relacionamento bilateral entre Portugal e França".
Estou certo de que teremos a oportunidade de trabalhar em conjunto para aprofundar o relacionamento bilateral entre #Portugal e #França.
— António Costa (@antoniocostapm) May 16, 2022
O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Élisabeth Borne, atual titular da pasta do Trabalho, para primeira-ministra, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo em cerca de 30 anos.
Elisabeth Borne, que também foi ministra da Ecologia durante o anterior mandato de Macron (2017-2022), substitui o conservador Jean Castex que, como esperado, formalizou hoje a sua demissão do cargo de primeiro-ministro francês após quase dois anos nestas funções, depois de ter substituído, em julho de 2020, Édouard Philippe.
Leia Também: Élisabeth Borne, a primeira mulher a chefiar o governo francês em 30 anos