Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Rendeiro propôs à advogada só pagar caso fosse libertado

June Marks conta que teve de dar aconselhamento jurídico gratuito a outros reclusos a pedido de Rendeiro.

Rendeiro propôs à advogada só pagar caso fosse libertado
Notícias ao Minuto

16:59 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

June Marks já tinha avisado Rendeiro que ia deixar de o representar. A advogada e o ex-banqueiro português terão entrado em desentendimento nos últimos tempos de vida de Rendeiro- que foi encontrado morto na quinta-feira na prisão de Westville.

Sem acesso às contas e, como tal, sem dinheiro, João Rendeiro terá proposto à advogada só pagar pela defesa caso fosse libertado, revela a advogada à CNN, frisando que, ainda assim, este "não era um salário digno". 

À mesma estação, a ex-representante June Marks disse que teve de dar aconselhamento jurídico gratuito a outros reclusos a pedido de Rendeiro, sendo que este ainda pediu que a advogada pagasse todas as suas despesas pessoais até que ele voltasse a ter acesso às suas contas. 

Os pedidos de ajuda, revela ainda, eram cada vez mais frequentes. Rendeiro pediu ainda que Marks se dedicasse apenas ao seu caso.

A autópsia ao ex-banqueiro português João Rendeiro vai ser feita na terça-feira, disse na segunda-feira fonte da morgue de Pinetown, subúrbios de Durban, onde vai ser realizada.

Fonte da morgue disse que é expectável que a autópsia num caso como o de Rendeiro possa demorar cerca de duas horas, determinando o que causou a morte, "excluindo" outras suspeitas que a polícia tenha.

Os resultados serão depois anexados ao processo policial, em data por designar, acrescentou.

O corpo do ex-banqueiro foi reconhecido na sexta-feira pelo cônsul-honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa, que no sábado voltou à morgue para tratar de documentação relacionados com o caso.

João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto na quinta-feira na prisão de Westville, segundo uma nota do Departamento de Serviços Penitenciários, que excluiu o envolvimento de terceiros.

"Ele estava numa cela única quando se enforcou. Foi depois de trancado, portanto, ninguém podia estar envolvido ou ter acesso a ele", explicou à Lusa o porta-voz dos serviços prisionais da África do Sul, Singabakho Nxumalo.

Leia Também: Autópsia de João Rendeiro marcada para terça-feira


  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório