Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Previsões de Bruxelas "são muito favoráveis" e provam "robustez"

Primeiro-ministro reforça que "o investimento cresce acima da média" da UE e que a taxa de inflação portuguesa "será a mais baixa dos 27 [Estados-membros]".

Previsões de Bruxelas "são muito favoráveis" e provam "robustez"
Notícias ao Minuto

14:41 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou, esta segunda-feira, que as previsões económicas da Comissão Europeia para Portugal são favoráveis, comprovando assim a robustez da economia e acrescentando que vê a inflação controlada no médio prazo. 

"As projeções económicas hoje publicadas pela Comissão Europeia são muito favoráveis a Portugal, superando mesmo as atuais previsões de crescimento do Governo. De acordo com a Comissão, teremos o maior crescimento da UE em 2022 e retomamos a convergência", escreveu o primeiro-ministro na rede social Twitter. 

Para o chefe do Governo, as previsões económicas de primavera da Comissão Europeia, que foram revistas em alta, "comprovam a robustez da nossa economia e as sólidas bases de crescimento futuro, e reforçam a confiança nas nossas políticas públicas, assentes no crescimento sustentado e na coesão social, sempre com contas certas". 

Costa reforça ainda que "o investimento cresce acima da média dos nossos parceiros, o desemprego continua a cair e a nossa inflação será a mais baixa dos 27 [Estados-membros da União Europeia], mantendo-se controlada no médio-prazo".

Refira-se que no relatório hoje divulgado, com as previsões económicas de primavera, a Comissão Europeia prevê que o produto interno bruto (PIB) português vai crescer 5,8% este ano, face aos 5,5% inicialmente previstos no relatório anterior, de dia 10 de fevereiro.

O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, explicou que a reabertura do turismo externo contribui para a projeção de um crescimento do PIB de Portugal este ano, aquele que será o mais alto da União Europeia.

Quanto à taxa de inflação, foi também revista em alta, devendo fixar-se nos 4,4% em 2022. Na anterior previsão, a Comissão Europeia estimava que a taxa de inflação seria de 2,3%. 

[Notícia atualizada às 15h01]

Leia Também: Portugal será o país que mais crescerá na UE em 2022 (e inflação acelera)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório