Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher tinha creche ilegal em casa onde maltratava crianças em Marvila

Denúncia de um órgão de uma Direção Escolar dava conta de uma aluna, menor de idade, que seria vítima de maus-tratos, levou a PSP a investigar.

Mulher tinha creche ilegal em casa onde maltratava crianças em Marvila
Notícias ao Minuto

14:52 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

País Crime

Uma mulher de 67 anos foi constituída arguida pelos crimes de exposição ou abandono e detenção de arma proibida. De acordo com comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a suspeita tinha uma creche ilegal em casa, em Marvila, onde tomava conta de cinco crianças menores. 

Foi a denúncia de um órgão de uma Direção Escolar à Equipa do Programa Escola Segura da Polícia de Segurança Pública (PSP), que dava conta da existência de uma aluna, menor de idade, que seria vítima de maus-tratos, que levou a PSP a investigar.

Depois de a menor ter sido encaminhada para uma unidade hospitalar, após uma avaliação sumária, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da 2.ª Divisão Policial de Lisboa, deslocou-se à casa onde haveria suspeitas de ter ocorrido o crime. 

As autoridades, com o fim de recolher indícios para consolidar a prova testemunhal inicialmente recolhida, tentaram que a suspeita lhes abrisse a porta, sem sucesso. "Apesar de várias insistências e de ser perfeitamente audível o som de um aparelho televisivo", a sexagenária não abriu a porta.

A proprietária da residência foi depois interceptada, no exterior da habitação, e "elucidada dos motivos para a presença dos Polícias, autorizou a entrada no seu domicílio", indica a autoridade em comunicado.

Dentro da habitação, foi encontrada "uma criança, com um ano de idade, completamente abandonada à sua sorte, no interior de um berço". O bebé foi, de seguida, transportado para uma unidade hospitalar.

Feitas as diligências, apurou-se que a cidadã tomava conta, permanentemente, de cinco crianças menores enquanto os pais trabalhavam. Era remunerada por esse serviço, mas não declarava os montantes.

A creche ilegal funcionava em regime de 24h sobre 24h e não possuía "as mínimas condições de segurança e de bem-estar para as crianças" que ali residiam, colocando "em flagrante e grave comprometimento a integridade física e psíquica dos menores".

Três crianças foram retiradas à mulher, ao abrigo do artigo 91.º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.

No interior da casa foi apreendido um bastão - que foi utilizado para agredir um dos melhores - e ainda duas armas utilizadas em artes marciais.

A sexagenária foi sujeita a Termo de Identidade e Residência.

Leia Também: PJ detém jovem árbitro de futebol por pornografia e abuso de menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório