Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndios. Dispositivo de combate apresentado hoje em Castanheira de Pera

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) deste ano, que conta com um aumento de 7% de operacionais num total de 12.917 elementos na fase mais crítica, vai ser hoje apresentado em Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

Incêndios. Dispositivo de combate apresentado hoje em Castanheira de Pera
Notícias ao Minuto

07:14 - 14/05/22 por Lusa

País Incêndios

A apresentação do DECIR é da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), numa cerimónia que conta com a participação do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A diretiva operacional nacional (DON), que estabelece o DECIR, refere que em todas as fases de empenhamento de meios, cujo primeiro reforço acontece no domingo, há um aumento de operacionais e viaturas, mantendo-se os meios aéreos em igual número a 2021.

Segundo a DON, o dispositivo terrestre contará com 12.917 elementos, 3.062 equipas e 2.833 viaturas durante o período de maior empenhamento, entre 01 de julho e 30 de setembro, denominado Nível IV.

Em 2021, o número de operacionais que estiveram envolvidos no combate aos incêndios entre julho e setembro cifrou-se nos 12.058, significando que este ano há mais 850 elementos para o combate aos fogos.

O primeiro reforço de meios no âmbito do DECIR acontece no domingo, em que vão estar no terreno 9.630 elementos e 2.165 veículos dos vários agentes presentes no terreno.

Os meios de combate a incêndios voltam a ser reforçados a 01 de junho, mas é entre julho e setembro que o dispositivo está na sua máxima capacidade, voltando depois a serem reduzidos a partir de outubro.

Em relação ao dispositivo aéreo, o DECIR 2022 contará com 14 meios aéreos em permanência, que aumentam para 37 aparelhos entre 15 a 31 de maio, passando a contar na capacidade máxima, entre 01 de junho e 15 de outubro, com 60 meios.

Quarenta e um meios aéreos estarão disponíveis entre 16 e 31 de outubro.

Além da apresentação do dispositivo que assegura a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios disponíveis este ano, na cerimónia de hoje vão ser homenageados e condecorados aqueles que diariamente servem a causa pública, no domínio da proteção civil.

Dados provisórios do ICNF indicam que até hoje deflagraram 3.093 incêndios rurais, que provocaram 9.781 hectares de área ardida, 76% dos quais em matos.

Leia Também: Operacionais envolvidos no combate a incêndios aumentam 7%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório