Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira. Concluídas principais obras de recuperação do temporal de 2020

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, indicou hoje que "três das principais obras" de recuperação a realizar após o temporal de dezembro de 2020 já estão concluídas, no valor de 4,3 milhões de euros.

Madeira. Concluídas principais obras de recuperação do temporal de 2020
Notícias ao Minuto

13:50 - 10/05/22 por Lusa

País Miguel Albuquerque

Em causa estão as intervenções de recuperação em estradas nos sítios do Entrocamento das Lombadas e dos Lameiros e no sítio dos Lagares, na freguesia de Ponta Delgada, no valor de quatro milhões de euros, e a obra de recuperação da Estrada Municipal da Travessa, na freguesia da Boaventura, que representou um investimento de 325.000 euros por parte do município de São Vicente, através de um contrato-programa com o Governo Regional.

Está assim concluída a primeira fase de reabilitação dos troços viários danificados pela intempérie de 25 de dezembro de 2020, que afetou sobretudo as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, no concelho de São Vicente (norte da Madeira), e provocou prejuízos avaliados em cerca de 40,6 milhões de euros.

Hoje, numa visita às obras concluídas, o presidente do governo insular (PSD/CDS-PP) disse que ainda falta realizar um conjunto de intervenções, estimando que o valor global das obras para recuperar os estragos provocados pelo temporal ascende a cerca de 17 milhões de euros e que estejam totalmente concluídas dentro de "um ano, um ano e meio".

Numa nota de imprensa, o executivo liderado por Miguel Albuquerque salienta que estão atualmente "a ser preparados os procedimentos para o lançamento dos concursos para as restantes obras que faltam executar".

Segundo o relatório sobre os danos provocados pela aluvião, divulgado em janeiro do ano passado, os prejuízos totais são estimados em 40.579.291,00 euros, incluindo os danos provocados na rede viária regional (17,8 milhões de euros), rede hidrológica (16 milhões de euros), habitações e realojamentos (628.800 euros), rede de água de rega (1,9 milhões de euros), fornecimento de energia elétrica (500 mil euros) e reposição e reconstrução do património municipal (3,7 milhões de euros).

Leia Também: Parlamento da Madeira interrompe trabalhos devido a incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório