Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Líderes comunitários portugueses em Montreal reconhecidos por associação

Uma organização portuguesa de Montreal vai homenagear vários líderes comunitários "pela sua contribuição à sociedade local", disse hoje à Lusa uma fonte da organização.

Líderes comunitários portugueses em Montreal reconhecidos por associação
Notícias ao Minuto

08:22 - 08/05/22 por Lusa

País Canadá

"Queremos no início do nosso festival, mostrar um pouco da música com artistas, mas também pretendemos efetuar uma homenagem especial às pessoas que têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da nossa comunidade", afirmou Joe Puga, presidente do Festival Portugal Internacional de Montreal.

Na abertura da nona edição do certame, em 27 de maio, na sede da Associação Portuguesa do Canadá, serão reconhecidos quatro elementos da comunidade.

O dirigente sublinhou nos homenageados, o papel de David Pereira, funcionário do consulado-geral de Portugal em Montreal "há mais de 35 anos", enquanto que Maria Fernanda de Oliveira "trabalhou com os portugueses desde a primeira vaga de emigração oficial para o Canadá em 1953".

O contributo do jornalista Norberto Aguiar, há cerca de 45 anos na comunicação social de Montreal, também não será esquecido.

A título póstumo será homenageado Aníbal Rodrigues, membro do conselho de administração que adquiriu a Igreja Portuguesa em Montreal.

Em colaboração com o consulado-geral de Portugal em Montreal, terá lugar a 10 de junho, às 17:00 locais (22:00 de Lisboa), no Parque de Portugal, as cerimónias oficiais do Dia de Portugal.

O teatro Rialto, com capacidade para mil espetadores, será mais uma vez o palco dos espetáculos musicais no próximo mês.

O dia 17 será dedicado ao Fado do Mundo, enquanto que o dia 18 será destinado à Família, e no dia 19 terá destaque a Arte, Cultura e Lusofonia.

O responsável sublinhou a importância de manter vivo este festival, existindo já na direção várias novas gerações de lusodescendentes "mostrando a outras comunidades a riqueza da arte, cultura e da música portuguesa".

"Este festival posso dizer com muito orgulho, foi classificado entre os dez melhores eventos de destaque na diáspora, na categoria Área Cultural e Movimento Associativo pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e das comunidades portuguesas. Para nós é um orgulho, que realmente estava a ter um impacto não só para a comunidade, mas para que todas as pessoas em Montreal possam aqui vir", concluiu Joe Puga.

Existiam em Montreal 46.535 portugueses e lusodescendentes de acordo com o recenseamento de 2016, um número que atualmente pode ultrapassar os 50 mil.

Leia Também: Três norte-americanos morrem de forma misteriosa em resort nas Bahamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório