Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

"Atuação reforçada". Técnico reage a centenas de denúncias de assédio

Inquérito direcionado aos alunos do Técnico sobre a sua saúde mental revelou mais de 400 casos de assédio, com 10% das alunas a reportar assédio sexual.

"Atuação reforçada". Técnico reage a centenas de denúncias de assédio
Notícias ao Minuto

19:28 - 05/05/22 por Marta Amorim

País Assédio sexual

Num comunicado enviado à comunidade escolar, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico (IST), afirma que “o Técnico é uma escola aberta, inclusiva, plural ou multicultural” com “tolerância zero” para práticas “agressivas, exclusivas, discriminatórias”.

Na nota, referindo-se à notícia da Sábado sobre o inquérito direcionado aos alunos do Técnico sobre a sua saúde mental - que revelou mais de 400 casos de assédio, com 10% das alunas a reportar assédio sexual -, o presidente do Instituto Superior Técnico diz que casos reportados “por estudantes, professores, investigadores ou técnicos e administrativos” que façam menção a comportamentos inapropriados “resultam na abertura de um processo de inquérito ou de um processo disciplinar”.

Depois de exortar a Carta dos Direitos e Garantias da Universidade de Lisboa, o docente pede aos membros da comunidade escolar que denunciem situações de assédio de que tenham tido conhecimento ao gabinete da provedoria ou diretamente para o Conselho de Gestão.

O Técnico garante ainda que “foram reforçados os meios de atuação sobre questões éticas” e que encara "de forma muito séria" os problemas de saúde mental da comunidade.

Este tipo de casos nas universidades portuguesas viram luz depois de a Faculdade de Direito de Lisboa ter aberto um canal para receber denuncias de assédio e discriminação  e em 11 dias, ter recebido 50 queixas, relativas a 10% dos professores. 

Leia Também: Professor alvo de ação disciplinar pede processo contra diretora da FDUL

Recomendados para si

;
Campo obrigatório