Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Gaia abre espaço para sem-abrigo com atividades e distribuição de comida

O espaço dedicado a pessoas sem-abrigo 'InteGrar' abre na sexta-feira em Vila Nova de Gaia, com atividades lúdico didáticas, distribuição de 'kits' alimentares e informação sobre a rede social deste concelho do distrito do Porto, foi hoje anunciado.

Gaia abre espaço para sem-abrigo com atividades e distribuição de comida
Notícias ao Minuto

11:46 - 05/05/22 por Lusa

País Solidariedade

Aprovado pelo Programa Norte 2020, este projeto é promovido pela autarquia de Gaia, em parceria com a empresa municipal Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES).

Na prática, o 'InteGrar' traduz-se num espaço localizado na Praceta Fonte do Casal, em Mafamude, no 'coração' de Vila Nova de Gaia, onde pessoas em situação de sem-abrigo podem socializar e conviver durante o dia, bem como fazer atividades lúdico didáticas, ter acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, receber bens de primeira necessidade e 'kits' alimentares.

Em comunicado, a Câmara de Gaia acrescenta que "é intenção" da autarquia que neste espaço venham a realizar-se ações de capacitação e empregabilidade, através de um grupo de autoajuda e de um programa de treino de competências para a vida.

O espaço que vai abrir em Mafamude é uma das ações de um projeto global que tem como objetivo dar uma resposta integrada de acompanhamento à população sem-abrigo, "trabalhando a prevenção para o fenómeno" através de uma "intervenção especializada com vista à reinserção social e profissional e o combate à sua reincidência", descreve a autarquia.

"O projeto presta um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, através de uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilização, o empoderamento e a inclusão social. Esta inclusão assentará no plano individual, mediante a motivação, as aspirações e os desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade", é também descrito no comunicado.

Em dezembro de 2019, dados da Câmara de Gaia apontavam que este concelho era o 2.º da Área Metropolitana do Porto com mais sem-abrigo, num total de 188 pessoas, dos quais 103 não tinham teto e 85 não tinham casa.

Mas este número tem vindo a aumentar, uma vez que três meses depois, em março de 2020, um diagnóstico para a implementação do Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo (NPISA) de Gaia apontou para a existência de 201 pessoas, sendo 116 sem teto, a viver em espaços públicos, abrigos de emergência e locais precários, e 85 sem casa.

De acordo com a autarquia, estas pessoas estão dispersas por todas as freguesias, com "maior incidência na malha urbana", nomeadamente nas uniões de freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e Santa Marinha e São Pedro da Afurada.

São maioritariamente homens (153), entre os 35 e os 66 anos de idade.

"O aumento poderá justificar-se pela situação provocada pela pandemia de covid-19, que tende a agravar na generalidade a procura dos serviços por parte das PSSA [população em situação de sem-abrigo]", refere a Câmara de Gaia.

A autarquia destaca, ainda, que "ao longo dos últimos anos tem promovido o acesso a habitação social e implementado medidas de política social, ao nível da emergência social e do apoio ao arrendamento, com comparticipações da renda, promovendo, assim, a manutenção da habitação e prevenindo o aparecimento de situações de PSSA".

Definido para um período temporal de dois anos e com um custo de 160 mil euros, o projeto 'InteGrar' é financiado em 85% pelo Norte 2020 e em 15% pelo município e restantes parceiros.

Leia Também: Assinados acordos para dar resposta habitacional a 104 pessoas sem-abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório