Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

PR felicita Maria Antónia Palla, Lídia Jorge e Teresa Salgueiro

O Presidente da República felicitou hoje Maria Antónia Palla, Lídia Jorge e Teresa Salgueiro por terem sido distinguidas por uma associação feminista em Espanha pelo seu contributo para a igualdade de género e os direitos das mulheres.

PR felicita Maria Antónia Palla, Lídia Jorge e Teresa Salgueiro
Notícias ao Minuto

13:01 - 22/04/22 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Esta mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

"O Presidente da República felicita Maria Antónia Palla, Lídia Jorge e Teresa Salgueiro, que receberam, em Madrid, os Prémios do Clube das 25, que distinguiram o seu contributo para a igualdade de género e os direitos das mulheres", lê-se na nota.

Na quinta-feira, em Madrid, a jornalista Maria Antónia Palla, a escritora Lídia Jorge -- que não pôde estar presente e esteve representada pela atriz Paula Guedes -- e a cantora Teresa Salgueiro foram distinguidas na 25.ª edição dos prémios do coletivo feminista espanhol "El Clube de las 25".

A cerimónia de entrega dos prémios, atribuídos nesta edição a seis mulheres, três portuguesas e três espanholas, realizou-se na residência oficial do embaixador de Portugal em Espanha, com a presença de personalidades da cultura e autoridades políticas.

Depois de receber o galardão das mãos do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, a jornalista Maria Antónia Palla, com 89 anos, fez uma pequena intervenção em que se definiu como uma "socialista algo anarquista" e "mulher de causas", sem grande interesse pela luta partidária.

"A prioridade da minha vida foi a luta pela liberdade da mulher", afirmou Maria Antónia Palla, referindo que ao longo do seu percurso defendeu causas como a liberdade de imprensa, o direito dos povos à liberdade e democracia e foi responsável por um programa televisivo em que defendeu a legalização do aborto.

Em resposta a uma alusão feita sobre a sua qualidade de mãe do atual primeiro-ministro português, António Costa, Maria Antónia Palla disse que era "antes de mais uma jornalista" e que o "principal é que cada um tenha a sua independência".

Maria Antónia Palla foi apresentada como "jornalista, escritora e feminista" que fez parte do primeiro grupo de mulheres jornalistas a ser admitido por concurso no corpo editorial do antigo Diário Popular e a primeira mulher em Portugal a assumir a presidência do fundo de saúde dos jornalistas e uma das fundadoras da Liga dos Direitos das Mulheres.

Por sua vez, Teresa Salgueiro, com 53 anos, recordou que quando tinha apenas 17 fez parte do grupo Madredeus, num setor em que os homens eram "a esmagadora maioria".

"Não pode existir liberdade sem haver igualdade, o que é uma responsabilidade de todos", defendeu, acrescentando que a atividade musical "ainda é dominada pelos homens", mas que "o caminho está aberto e as mulheres ainda podem fazer muito mais".

A organização assinalou que o grupo Madredeus gravou nove álbuns de música original, criados especialmente para a voz de Teresa Salgueiro, e que durante 20 anos, de 1987 a 2007, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo, com os seus elementos a tornarem-se "nos primeiros representantes da música portuguesa".

A escritora Lídia Jorge, que é também conselheira de Estado, foi considerada pela organização "uma voz única e reconhecida no panorama da literatura portuguesa contemporânea".

A associação feminista "El Club de las 25" é composta por mulheres unidas pela "luta pela igualdade real, por dar visibilidade às mulheres em lugar de destaque em todos os setores e pelo trabalho sobre questões que afetam particularmente as mulheres, tais como a violência de género, a diferença salarial ou o assédio sexual".

Este coletivo, que tem uma longa história no movimento feminista em Espanha, decidiu há dois anos abrir uma nova etapa de alianças com os países atlânticos, tendo encontrado agora "uma boa ocasião para inaugurar esta nova cooperação" com o país vizinho Portugal.

Leia Também: Marcelo partilha 'iftar' com comunidade ismaelita e apela à tolerância

Recomendados para si

;
Campo obrigatório