Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Açores. Casal detido por roubos a condutores de táxi de "idade avançada"

Segundo as autoridades, os crimes eram planeados tendo em conta as fragilidades das vítimas.

Açores. Casal detido por roubos a condutores de táxi de "idade avançada"
Notícias ao Minuto

15:35 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

País Roubo

Um homem e uma mulher com 38 e 21 anos, respetivamente, foram detidos na passada segunda-feira, dia 18 de abril, por serem suspeitos de dois crimes de roubo contra taxistas de "idade avançada", em Ponta Delgada, nos Açores.

A primeira situação terá ocorrido na madrugada do dia 25 de março, tendo o casal abordado "a vítima na Praça 5 de Outubro, em Ponta Delgada, num momento em que esta acabara de depositar uma vela junto ao Santuário da igreja do Sr. Santo Cristo dos Milagres, solicitando-lhe transporte no táxi", relata a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os detidos deram várias indicações ao taxista, fazendo-o percorrer diversos locais da cidade. Chegados a uma zona de pouco movimento e de fraca iluminação, mandaram-no parar.

"Com uma faca que lhe foi apontada ao pescoço, [o taxista] foi obrigado a entregar dois telemóveis e todo o dinheiro que tinha em sua posse, 80 euros", adiantam as autoridades.

Na mesma nota, a PSP dá conta de outra ocorrência, no dia 9 de abril, pelas 21h00. O casal terá abordado um condutor numa praça de táxis, pedindo que o transportasse até à zona da Calheta. Conforme relata a PSP, os assaltantes pediram-lhe que parasse "pouco antes de aí chegarem, com o pretexto de que teriam um familiar a aguardar-lhes num parque de estacionamento".

Sentado no banco de trás, o homem "envolveu uma corda no pescoço da vítima, imobilizando-a" e obrigando-a a entregar o telemóvel e 200 euros, "sob a ameaça de uma faca apontada ao abdómen".

"Em ambos os casos, os suspeitos, na altura de identidade desconhecida, colocaram-se em fuga, deixando as vítimas, de 67 e 79 anos, respetivamente, sem reação e em pânico", acrescenta o comunicado.

Segundo as autoridades, os crimes eram planeados tendo em conta as fragilidades das vítimas, de "idade avançada".

"Face à gravidade da situação e do perigo que ambos os suspeitos representam para a sociedade, e de modo particular para a classe de taxistas da nossa cidade, a PSP procedeu à detenção de ambos, fora de flagrante delito, apresentando-os a primeiro interrogatório judicial", complementam as autoridades. A mulher, sem antecedentes criminais, ficou sujeita a apresentações periódicas, enquanto o homem, com cadastro criminal, ficou em prisão preventiva.

Esta foi uma ação da Divisão Policial de Ponta Delgada, através de polícias da Esquadra de Investigação Criminal (EIC).

Leia Também: Agente da PSP "agredido e mordido" por suspeito de roubo em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório