Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Adiada apresentação de plataforma com dados meteorológicos em tempo real

A apresentação, prevista para hoje, de uma plataforma 'online' para monitorizar dados meteorológicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi adiada por ter sido decretado para hoje dia de luto nacional, anunciou a AML.

Adiada apresentação de plataforma com dados meteorológicos em tempo real
Notícias ao Minuto

10:56 - 19/04/22 por Lusa

País Plataforma

De acordo com a AML, a sessão de apresentação, que deveria decorrer hoje, em Cascais, foi adiada para maio, em dia a anunciar, por ter sido decretado para hoje um dia de luto nacional pela morte da atriz Eunice Muñoz.

O projeto CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano permite recolher, em tempo real, dados de uma rede de 18 estações meteorológicas, instaladas nos 18 municípios da AML, e tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade da região às alterações climáticas.

Esta monitorização dos dados em tempo real decorre através de uma plataforma 'online', em https://clima.aml.pt, que analisa todas as informações essenciais transmitidas pelas estações e avalia os dados meteorológicos.

Esta rede da AML pretende conhecer os padrões associados às alterações climáticas na região e o seu impacto nas comunidades, funcionando em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a AML, o CLIMA.AML dá sequência ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, apresentado publicamente em dezembro de 2019, e "permitirá acumular um vasto conhecimento" com a recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala local.

Permitirá também a recolha de dados quanto "à evolução dos impactos e eventos resultantes das alterações climáticas, os quais, progressivamente, se têm vindo a registar com maior intensidade nesta região metropolitana", acrescentou.

O objetivo, segundo a AML, é conceber políticas que possam "reduzir a vulnerabilidade e adaptar a Área Metropolitana de Lisboa às alterações climáticas".

Fazem parte da AML os municípios de Almada, Alcochete, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Palmela, Mafra, Moita, Montijo, Seixal, Sintra, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.

O projeto CLIMA.AML está inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática, e é financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

Leia Também: Dez distritos do continente sob aviso amarelo até quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório