NATO. Portugal escolhido para acolher dois centros de inovação em defesa

Infraestruturas ficarão em Almada e em Tróia.

NATO

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/04/2022 19:08 ‧ 07/04/2022 por Notícias ao Minuto

País

NATO

Portugal foi escolhido para acolher dois centros de inovação em Defesa no âmbito do Acelerador de Inovação da NATO, “Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic” (DIANA), informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado. 

Estas infraestruturas deverão iniciar operações em 2023. "O projeto DIANA é um instrumento que visa acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas no seio da NATO, principalmente tecnologias de duplo uso com aplicação na área da segurança e defesa", pode ler-se na nota.

Portugal vai receber um “Accelerator Network Site” e um “Test Centre”, a instalar na Arsenal do Alfeite, S.A., em Almada, e no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Tróia, respetivamente.

A instalação destas estruturas em território nacional representa uma "relevante oportunidade para a economia de defesa nacional e sua aproximação à rede de inovação que agora nasce na Aliança", considera o Ministério.

Entre os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Portugal foi um dos países com duas candidaturas aprovadas, pode ler-se ainda. 

Recorde-se que a NATO está atualmente presente em Portugal através do“Joint Analysis & Lessons Learned Centre”, em Lisboa, da Academia de Comunicações e Informações e do comando da “Naval Striking and Support Forces NATO” (STRIKFORNATO), em Oeiras.

Leia Também: NATO "determinada" em fornecer mais ajuda no combate à Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas