Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Refugiados dispensados de certificado para vegetais transportados

Os refugiados ucranianos que viajem com pequenas quantidades de vegetais para autoconsumo estão dispensados de apresentar o respetivo certificado fitossanitário, indicou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Refugiados dispensados de certificado para vegetais transportados
Notícias ao Minuto

23:53 - 08/03/22 por Lusa

País DGAV

"A DGAV estabeleceu um procedimento [...], dispensando todas as pessoas/refugiados provenientes da Ucrânia, que se façam acompanhar por pequenas quantidades de vegetais e produtos vegetais destinados ao seu consumo alimentar, de se fazer acompanhar pelo normalmente obrigatório certificado fitossanitário", lê-se numa nota da DGAV.

Segundo o mesmo documento, os postos de controlo de fronteiras e os pontos de entrada para viajantes já estão informados desta isenção temporária, podendo decidir a aplicação desta derrogação em função dos vegetais transportados.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Fitch baixa 'raiting' da Rússia e alerta para incumprimento "iminente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório