Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Fitch baixa 'raiting' da Rússia e alerta para incumprimento "iminente"

A agência de notação financeira Fitch baixou hoje a classificação da dívida de longo prazo da Rússia de 'B' para 'C' indicando que um incumprimento financeiro por parte do país é "iminente".

Fitch baixa 'raiting' da Rússia e alerta para incumprimento "iminente"
Notícias ao Minuto

23:50 - 08/03/22 por Lusa

Economia Ucrânia

Na quarta-feira, a Fitch já tinha descido o 'rating' da Rússia de 'BBB' para 'B', com perspetiva negativa.

Na avaliação publicada hoje, a agência refere que o 'rating' 'C' reflete a visão da Fitch "de que um 'default' soberano é iminente".

Os últimos desenvolvimentos "prejudicaram ainda mais a disposição da Rússia de pagar o serviço da dívida do Governo", afirma a Fitch.

A agência refere um decreto presidencial, de 05 de março, que pode forçar uma redenominação dos pagamentos da dívida soberana em moeda estrangeira para credores em países específicos.

De um modo mais geral, diz a Fitch, "a intensificação das sanções e as propostas que podem limitar o comércio de energia aumentam a probabilidade de uma resposta política da Rússia que inclua pelo menos o não pagamento seletivo das suas obrigações de dívida soberana".

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Cotação do barril de petróleo Brent sobe 3,87% para 127,98 dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório