Os velocípedes têm regras de circulação diversas dos outros veículos que circulam nas estradas e, por esta razão, a Polícia de Segurança Pública (PSP) publicou, nas redes sociais, algumas das dúvidas relacionadas com esta questão.
Fique a saber que os velocípedes "podem circular em todas as vias e não apenas nas ciclovias", sendo que "cabe ao utilizador definir qual a opção mais vantajosa para si".
Podem também "circular a par nas vias desde que exista boa visibilidade" e "não provoquem embaraço para o trânsito". É ainda permitido de circulem "nas bermas" desde que "não ponham em perigo os peões".
Já a circulação nos passeios é "proibida", exceto "para as crianças até aos 10 anos". "Se não houver sinalização em contrário, têm prioridade sempre que se apresentem pela direita", é ainda explicitado.
Outra das 'regras' aplica-se no atravessamento das passadeiras para velocípedes. Estes têm prioridade sobre "todos os veículos", quando "não haja sinalização vertical a indicar o contrário".
Por fim, nas rotundas estes veículos "podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores".
Leia Também: Covid-19. Portugueses aderiram em força às entregas de refeições em casa