Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Novas sanções à Rússia "têm efeito imediato, nas próximas horas ou dias"

As novas sanções à Rússia, como a exclusão do sistema Swift e a interdição de companhias russas no espaço aéreo europeu "têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Novas sanções à Rússia "têm efeito imediato, nas próximas horas ou dias"
Notícias ao Minuto

21:10 - 27/02/22 por Lusa

País Ucrânia

"As medidas relativas às interdições de transações com o banco central da Rússia, do afastamento da Rússia do sistema Swift e do banimento dos voos no espaço aéreo europeu são medidas que têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse à Lusa o ministro Augusto Santos Silva.

O governante falava no final da reunião, por videoconferência, dos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia (UE), para decidir o reforço da ajuda militar às forças ucranianas face à invasão russa.

Augusto Santos Silva afirmou que a reunião do conselho dos MNE destinou-se a dar acordo político às propostas apresentadas pela Comissão Europeia e pelos altos representantes que "reforçam substancialmente as sanções contra a Rússia".

Em causa está a exclusão de vários bancos russos do sistema financeiro Swift, o fecho a companhias aéreas russas do espaço aéreo europeu e a interdição de atividades de difusão de órgãos de comunicação social "que fazem parte do aparelho de propaganda e desinformação da Rússia", disse o ministro.

As medidas agora formalizadas na reunião dos MNE e dos altos representantes "constituem um poderoso terceiro pacote de sanções à federão russa", reforçou Santos Silva.

O ministro realçou que, na área económica" as sanções preveem, na prática, "a interdição de qualquer transação financeira a partir da União Europeia com o banco central russo, a interdição do uso do sistema Swift em setores importantes da Rússia".

Já na área do isolamento internacional da Rússia trata-se de "uma ação coordenada entre todos os Estados-membros no sentido de não autorizar quaisquer movimentos de companhias áreas russas no espaço aéreo europeu", acrescentou.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros lembrou que Portugal já comunicou que decidiu fechar o espaço aéreo às companhias russas.

"Todas estas situações são tomadas em reação à agressão russa à Ucrânia e, portanto, esperemos que haja uma evolução positiva no que diz respeito à situação no terreno, isto é, que a Rússia compreenda que não pode continuar a invadir o território ucraniano e a desencadear uma guerra contra a Ucrânia porque o preço que paga por isso é muito elevado", sublinhou.

Santos Silva considerou ainda "muito importante a decisão política de hoje dos MNE" de autorizarem, pela primeira vez, que o mecanismo europeu para a paz financie a aquisição e fornecimento à Ucrânia de equipamento letal.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram cerca de 200 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 350 civis mortos; UE dá 450 milhões para armar Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório