Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ucranianos em Portugal "contam com a nossa solidariedade e segurança"

Primeiro-ministro quis deixar "uma mensagem de confiança" aos portugueses e luso-ucranianos que ainda se encontram na Ucrânia.

Ucranianos em Portugal "contam com a nossa solidariedade e segurança"
Notícias ao Minuto

12:18 - 24/02/22 por Notícias ao Minuto

País António Costa

Após ter feito uma primeira declaração acerca da invasão russa em território ucraniano, António Costa recorreu ao Twitter para dar uma mensagem à comunidade ucraniana que vive em Portugal: "Podem contar com a nossa solidariedade e segurança".

Na mesma nota, o primeiro-ministro quis deixar ainda aos portugueses e luso-ucranianos que ainda se encontram na Ucrânia "uma mensagem de confiança". "Acompanhamos a comunidade e há um plano de evacuação preparado que será ativado se necessário", salientou.

Antes, o chefe do Governo já tinha assinalado, numa declaração em São Bento, que Portugal tem um plano de evacuação de cidadãos portugueses e luso-ucranianos da Ucrânia e que há abertura para o acolhimento de familiares dos ucranianos residentes no país.

Perante os jornalistas, o líder do executivo português transmitiu "uma palavra de confiança à comunidade ucraniana que reside em Portugal".

"Contarão com toda a nossa solidariedade, têm sido muito bem-vindos a Portugal. Os seus familiares, os seus amigos, os seus conhecidos que entendam que devem procurar em Portugal a segurança e o destino para dar continuidade às suas vidas são muito bem-vindas. Essas são, aliás, instruções transmitidas às nossas embaixadas quer na Ucrânia quer nos países vizinhos para serem agilizadas emissões de vistos para quem pretenda vir para Portugal", declarou o primeiro-ministro.

Relativamente aos portugueses e luso-ucranianos residentes na Ucrânia, de acordo com o primeiro-ministro, "está estabelecido um processo de evacuação e que será ativado se e quando for solicitado que assim aconteça".

[Notícia atualizada às 12h29]

Leia Também: "Temos um conjunto de elementos para ser colocado sob as ordens da NATO"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório