Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Temos um conjunto de elementos para ser colocado sob as ordens da NATO"

António Costa numa primeira reação à invasão russa: "A NATO não intervirá nem agirá na Ucrânia" e a participação da Aliança - "em que as forças portuguesas poderão estar empenhadas" - será em missões de "dissuasão, em particular junto dos países da NATO que têm fronteira com a Ucrânia". 

"Temos um conjunto de elementos para ser colocado sob as ordens da NATO"

António Costa fez, na manhã desta quinta-feira, a primeira declaração ao país após a Rússia ter invadido e atacado a Ucrânia, numa ofensiva que teve início esta madrugada. "Queria reafirmar a condenação veemente por parte de Portugal da ação militar desencadeada pela Rússia. Durante o dia de hoje, teremos reuniões do Conselho Europeu onde a questão essencial serão as medidas de sanções a aplicar à Rússia na decorrência desta ação", começou  por declarar a partir de São Bento. 

Por outro lado, está "reunido o Conselho do Atlântico Norte, a nível de embaixadores, e que definirá qual é a medida de empenho de forças de dissuasão que a Nato adotará para proteger todos os países da NATO que têm fronteira com a Ucrânia ou que estão no conjunto de toda uma vasta região que se estende da Islândia à Turquia".

Portugal "integra, este ano, as forças de reação rápida da NATO e, nesse quadro, temos um conjunto de elementos que estão disponibilizados - e a prontidão a cinco dias - para, se for essa a decisão, ser colocado sob as ordens do comando da NATO para a realização dessas missões de dissuasão", indicou ainda. 

António Costa asseverou que "a NATO não intervirá nem agirá na Ucrânia" e que a participação da Aliança - "e em que as forças portuguesas poderão estar empenhadas" - será em missões de "dissuasão, em particular junto dos países da NATO que têm fronteira com a Ucrânia"

Indicações para agilizar "as emissões de vistos" para Portugal

O primeiro-ministro, na mesma declaração, deu ainda "uma palavra de confiança à comunidade ucraniana que reside em Portugal". "Dizer-lhes que contarão com toda a nossa solidariedade, que têm sido muito bem-vindos e que os seus familiares, os seus amigos, os seus conhecidos que entendam que devem procurar em Portugal a segurança e o destino para dar continuidade às suas vidas são também muito bem-vindos"

Foram dadas indicações às embaixadas de Portugal na Ucrânia e nos países vizinhos para "agilizarem as emissões de vistos para quem pretenda vir" para o nosso país". Para os portugueses e luso-ucranianos residentes na Ucrânia "está estabelecido um processo de evacuação para o caso de vir a ser necessário que é do conhecimento da embaixada". 

"Aquilo que todos desejamos é que toda esta ação não seja mais um passo numa escalada que tenha continuidade mas, pelo contrário, que tal como tem sido o apelo muito veemente por parte do secretário-geral das Nações Unidas, em nome de toda a Humanidade, que a Rússia pare o ataque, retire as suas forças e dê espaço para que o diálogo diplomático prossiga", apelou ainda António Costa. 

Portugal "menos dependente" em "matéria energética"

Quanto a questões económicas que possam advir desta invasão russa e que afetem diretamente Portugal, o chefe de Governo vincou que somos "felizmente, menos dependente do que outros estados da Europa em matéria de energética da Rússia"

"Esperamos, aliás, que esta seja uma ocasião para que a União Europeia possa olhar para a questão da sua segurança energética numa ótica de 360 graus e perceber como é fundamental diversificar as fontes de abastecimento de energia à Europa e diversificar também as energias usadas na Europa" e "acelerar o processo de descarbonização e de melhor utilização das energias renováveis"

Recorde-se que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou, durante a madrugada desta quinta-feira, uma "operação militar especial" na região de Donbass, no leste da Ucrânia. Num discurso transmitido na televisão, Putin advertiu os países do Ocidente a ficarem fora do conflito e ameaçou com "consequências que nunca viram".

[Notícia atualizada às 10h59]

Leia Também: AO MINUTO: Começou a guerra na Ucrânia; Europa condena ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório