Procurar

Braga retoma brevemente processo de reorganização das freguesias

O processo para a reorganização administrativa do concelho de Braga, que poderá passar pela desagregação de freguesias ou por novas uniões, será retomado "nas próximas semanas", disse hoje o presidente da Câmara.

Braga retoma brevemente processo de reorganização das freguesias

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
02/02/2022 20:02 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

País

Braga

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio afirmou que a reorganização de 2013 "foi mal feita" e advogou que há uniões de freguesias que "inevitavelmente irão ser desfeitas", dando como exemplo a de Real, Dume e Semelhe.

"Há movimentos locais que defendem desde o início a separação, porque há historicamente uma rivalidade, designadamente entre Real e Dume", referiu.

Em contrapartida, adiantou que há outras que "não estarão interessadas" no fim da união.

"Não há ideias feitas à partida. Pode haver a divisão de freguesias agregadas, pode eventualmente haver outras agregações. É um processo em aberto que será alvo de ampla discussão com os atores locais", acrescentou.

O autarca de Braga considera que a reorganização administrativa do concelho em 2013 foi "mal feita" e culpa o anterior executivo, de maioria socialista, por se ter demitido de riscar o novo mapa, deixando esse encargo ao "livre-arbítrio" da comissão nomeada pelo Governo.

"O que acabou por acontecer é que algumas das freguesias mais pequenas permaneceram 'independentes', outras de grande dimensão foram agregadas, outras ainda foram agregadas quando se via à partida que tinham tudo para não dar certo", criticou Ricardo Rio.

Em 2019, já tinha sido constituída uma comissão para estudar a nova reorganização administrativa do concelho, mas entretanto "entrou a pandemia" e, como diz o presidente da Câmara, "as prioridades passaram a ser outras".

Pelo meio, também houve dois atos eleitorais, um dos quais para as Autárquicas, de que saíram "novos protagonistas" em algumas freguesias.

"Estamos agora em condições de, com serenidade e dentro de um horizonte temporal de tranquilidade, retomar o processo e desenhar uma nova proposta de reorganização administrativa", rematou.

Braga tem atualmente 37 freguesias, das quais 19 são uniões. Antes da reforma de 2013, o número de freguesias ascendia a 62.

Leia Também: Festival Live in a Box em abril com concertos em Bragança, Lisboa e Faro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10