Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Hospitais públicos do Algarve reduziram listas de espera em 2021

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) informou hoje que, em 2021, aumentou o número de consultas, cirurgias e atendimentos em urgência, ao mesmo tempo que reduziu as listas de espera, apesar do impacto provocado pela pandemia da covid-19.

Hospitais públicos do Algarve reduziram listas de espera em 2021
Notícias ao Minuto

19:31 - 28/01/22 por Lusa

País CHUA

Em comunicado, o centro hospitalar que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, indicou que, "além das múltiplas respostas que teve de garantir em todas as áreas, conseguiu ainda alcançar o objetivo de, simultaneamente, aumentar a sua capacidade de resposta e os seus principais indicadores assistenciais" em relação a 2020.

De acordo com os dados revelados pelo CHUA, no ano passado, os hospitais públicos algarvios fecharam o ano com mais 34.645 consultas externas médicas de especialidade, um aumento de 12,5% face a 2020, num total anual de 312.198 consultas, e de 4,2% em relação a 2019.

Do total de consultas, 81.356 respeitam a primeiras consultas, verificando-se um acréscimo de 18%, face a 2020.

Aquele centro hospitalar do distrito de Faro, adianta que, no ano passado, os hospitais algarvios realizaram um total de 15.732 cirurgias, mais 3.218 do que em 2020, o que se traduz num aumento global de 25,7%, consubstanciado num acréscimo de 19,6% nas cirurgias convencionais e de 34,8% nas cirurgias de ambulatório.

O CHUA adianta que, para aumentar a capacidade da cirurgia, "implementou um programa de atividade cirúrgica programada adicional para combater e recuperar as listas de espera", reduzindo em 19,3% o número de doentes em lista de espera e inscritos há mais de um ano.

"Relativamente à lista de espera para consulta -- superior a 270 dias - registou-se no ano passado uma diminuição de 28,9%, enquanto na lista de espera para consulta - situações com tempos máximos de resposta garantidos esgotados - também se registou uma diminuição de 4,4%", lê-se na nota.

Em 2021, e em comparação com o ano anterior, os serviços de urgência nos três hospitais públicos algarvios realizaram mais 44.773 atendimentos, verificando-se igualmente um aumento de 29% nos atendimentos no serviço da urgência pediátrica, com mais 12.217, enquanto no Hospital de Dia foram realizadas 54.339 sessões, representando um acréscimo de 9%.

Na área da hospitalização domiciliária houve uma subida de 171 para 315 no número de utentes que usufruíram deste serviço, "aumento para o qual contribuiu a abertura desta nova valência na unidade hospitalar de Portimão, o que permitiu estender a atual resposta à área do barlavento algarvio", aponta o centro hospitalar algarvio.

"Este nível de desempenho, especialmente numa época de pandemia, onde o CHUA teve que garantir respostas em todas as frentes, com circuitos diferenciados para doentes covid e não covid, evidenciam o empenho, a dedicação e o trabalho árduo dos profissionais para assegurar as diversas respostas aos problemas de saúde dos algarvios", conclui a nota do CHUA.

Leia Também: Centro Hospitalar do Algarve vai formar 182 novos médicos internos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório