Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Centro Hospitalar do Algarve vai formar 182 novos médicos internos

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) conta a partir de hoje com 182 novos médicos que vão fazer o internato de Formação Geral e a especialidade na unidade de referência do distrito de Faro, foi hoje anunciado.

Centro Hospitalar do Algarve vai formar 182 novos médicos internos
Notícias ao Minuto

22:19 - 05/01/22 por Lusa

País Algarve

Dos 182 médicos que hoje participaram nas cerimónias de boas-vindas realizadas nas unidades do CHUA em Faro e Portimão, 134 são internos da Formação Geral e 48 são médicos da Formação Especializada, adiantou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve num comunicado.

A mesma fonte indicou que os 48 médicos da Formação Especializada foram colocados, em Faro e Portimão, nas especialidades de "Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (3), Doenças Infecciosas (1), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (5), Medicina Intensiva (3), Medicina Interna (10), Nefrologia (1), Neurologia (1), Oncologia Médica (2); Patologia Clínica (2), Pediatria (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (6), Radiologia (2)".

"No que respeita à Formação Geral, por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços nas unidades hospitalares de Faro e Portimão e ainda nos Centros de Saúde da região", esclareceu o CHUA.

Por ocasião da cerimónia de acolhimento aos internos, a presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes, destacou a importância do espírito de missão dos médicos no tratamento dos doentes e a necessidade de serem exigentes para darem o seu contributo a medicina.

"Desafiem quem está convosco, desafiem o sistema, sejam a mudança que querem ver no Serviço Nacional de Saúde. Façam o melhor possível, sejam almas inquietas", afirmou Ana Varges Gomes, citada no comunicado do CHUA.

O diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, também se dirigiu aos novos clínicos internos para sublinhar as "oportunidades de trabalhar num centro hospitalar em crescimento" como é o caso da unidade de saúde algarvia.

Também citado no comunicado, Horácio Guerreiro considerou que, no contexto do trabalho num centro "em crescimento", os internos "podem fazer a diferença e diferenciar-se tecnicamente", beneficiando de uma "integração nas equipas através do ensino tutelado" e de uma "importante ligação ao mundo universitário e da investigação".

Presente na cerimónia de Faro, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, realçou a necessidade de os internos admitidos no CHUA desenvolverem novas competências e a "interação e a comunicação" entre médico e doente, referiu o comunicado do CHUA.

Leia Também: Novo call center em Beja da Linha SNS24 já funciona com 40 operadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório