Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Primeiro orçamento de Moedas aprovado na AM, com abstenção do PS e PAN

A proposta de orçamento da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para 2022 prevê uma despesa de 1,16 mil milhões de euros.

Primeiro orçamento de Moedas aprovado na AM, com abstenção do PS e PAN

Depois da aprovação à tangente no executivo municipal, graças à abstenção dos vereadores do PS, o mesmo cenário repetiu-se esta quinta-feira na Assembleia Municipal e está aprovado o primeiro orçamento da Câmara Municipal de Lisboa liderada por Carlos Moedas

O orçamento foi assim aprovado com os votos a favor da coligação "Novos Tempos" (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) e IL e os votos contra do BE, PCP, Livre, PEV, Chega e independentes, e as abstenções de PS e PAN.

Na terça-feira, o executivo camarário de Lisboa tinha aprovado com os sete votos a favor da coligação 'Novos Tempos' o orçamento, que prevê uma despesa de 1,16 mil milhões de euros, uma despesa ligeiramente superior ao último orçamento do mandato de Fernando Medina (1,15 mil milhões de euros), faltando assim a agora confirmada aprovação da Assembleia Municipal.

É uma aprovação que não passaria sem a abstenção do PS, já que a coligação liderada pelo social-democrata Carlos Moedas não tem maioria absoluta, nem na câmara, nem na assembleia municipal.

Na terça-feira, o PS defendeu a abstenção de forma a viabilizar o orçamento e garantir a estabilidade na autarquia, mas não impôs sentido de voto aos seus deputados municipais.

Neste orçamento está previsto o investimento na gratuitidade dos transportes públicos para os lisboetas com menos de 23 anos e mais de 65 anos e o desconto de 50% no estacionamento da EMEL para todos os lisboetas, duas promessas feitas por Moedas e pela coligação encabeçada pelo PSD durante a campanha das autárquicas.

Estão também previstos 13 milhões de euros a fundo perdido para o programa Recuperar+ e a devolução de 3% de IRS aos habitantes de Lisboa.

Leia Também: Orçamento da Câmara de Lisboa vai à assembleia sem viabilização garantida

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório