Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Pescadores contra nova exploração de ostras na ria de Aveiro

A Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro (APARA) insurgiu-se hoje contra uma nova exploração de ostras em São Jacinto, por "prejudicar centenas de famílias que vivem da pesca e da apanha de bivalves".

Pescadores contra nova exploração de ostras na ria de Aveiro
Notícias ao Minuto

11:40 - 27/01/22 por Lusa

País Pesca

Em causa está um edital da Direção Geral de Recursos Naturais dando conta do pedido de um Título de Atividade Aquícola (TAA) relativo à instalação de um estabelecimento destinado à produção de ostras, numa área total de 129.600 metros quadrados, ligeiramente a norte de São Jacinto, denominado "Aquanostra Aveiro".

A direção da APARA dá conta, em comunicado, que enviou a sua contestação ao edital em causa, com conhecimento das autoridades locais, "no intuito de impedir a já recorrente prática de desvalorização da ria de Aveiro, e tentar mais uma vez travar uma situação que prejudica centenas de famílias que vivem da pesca profissional e da apanha de bivalves na ria da Aveiro".

"Esta organização de produtores não participou no procedimento deste licenciamento que, no nosso entender, lhe deveria ter sido dado nos termos da legislação em vigor, tendo em conta a sua reconhecida representatividade dos interesses dos mariscadores e pescadores profissionais da ria de Aveiro e, em especial, das comunidades que praticam esta atividade", sublinha.

Segundo a associação representativa dos pescadores e mariscadores da ria de Aveiro, a área de instalação fica num banco natural de desenvolvimento de bivalves e espécies nativas da ria de Aveiro (RIAV1).

Uma delas, o berbigão, "serve de fonte de rendimento a uma parte significativa de pescadores locais, bem como de pescadores profissionais da ria de Aveiro".

"Com certeza haverá outros locais que podem ser concessionados, sem, contudo, prejudicar a pesca profissional e pôr em causa a preservação e conservação do meio marinho", defende a APARA, dando como exemplo as salinas abandonadas.

Leia Também: Polícia Marítima apreende arte de pesca com cerca de 32 km nos Açores

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório