A Polícia Marítima apreendeu, esta terça-feira, uma arte de pesca com cerca de 32 quilómetros de comprimento ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.
A apreensão aconteceu no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca nas imediações do porto de Ponta Delgada e ao largo da costa sul da ilha de São Miguel.
Durante esta ação, foi detetada e fiscalizada uma embarcação de pesca costeira que estava a operar numa zona proibida, a menos de seis milhas (cerca de 11 quilómetros) da costa, e com recurso a uma arte de pesca denominada "palangre de superfície" sem a devida sinalização e identificação, tendo já sido capturado cerca de 400kg de espadarte, acondicionados no interior da embarcação.
Segundo uma nota da Autoridade Marítima Nacional, "foi elaborado o respetivo auto de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, a arte de pesca utilizada e o respetivo pescado". Por ainda se encontrar vivo, o pescado foi devolvido ao mar.
"Palangre de superfície"© Autoridade Marítima Nacional
Foram igualmente apreendidos os cerca de 400kg de espadarte, acondicionados no interior da embarcação, que serão vendidos em lota, ficando o valor a reverter a favor do processo.
Estiveram empenhados nesta ação um total de oito elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Capitania do Porto de Ponta Delgada, apoiados por duas embarcações.
Leia Também: Polícia marítima apreende cerca de 200 metros de "rede de emalhar"