Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Vale do Mondego. Associação quer ser "voz ativa" dos jovens agricultores

A Associação de Jovens Agricultores do Vale do Mondego (AJAVM), hoje apresentada, pretende ser uma voz ativa dos empresários agrícolas, entre os 18 e os 40 anos, em atividade na bacia hidrográfica do maior rio exclusivamente português.

Vale do Mondego. Associação quer ser "voz ativa" dos jovens agricultores

"Neste momento, não existia na região nenhuma associação de jovens agricultores. A nossa associação tem apenas jovens entre os 18 e os 40 anos e a nossa ideia foi juntarmo-nos para ter uma voz ativa e conseguir adaptar as nossas condições de instalação à região onde estamos", disse à agência Lusa Diana Valente, presidente da AJAVM.

"Muitas vezes as normas de instalação são nacionais, não são adequadas", adiantou.

Por outro lado, o facto da nova associação poder ser "uma voz ativa", permite aos jovens agricultores do Vale do Mondego -- com explorações ao longo do curso do rio, entre a nascente, no distrito da Guarda, até à foz, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra -- "comunicar e lutar por questões, não apenas relacionadas com jovens, mas com a agricultura em geral", disse.

A AJAVM foi criada com 12 sócios fundadores, ligados à produção de arroz e milho, hortícolas, frutas, batata e bovinos de leite e carne.

Pretende representar "todos os concelhos do Vale do Mondego", acrescentou Diana Valente, que reside em Meãs do Campo (Montemor-o-Velho), é médica veterinária e possui uma exploração agrícola familiar ligada à produção de cereais e bovinos de carne de raças autóctones.

"Somos jovens de uma região com um enorme potencial agrícola, pelo que temos a necessidade de projetar o seu futuro e conseguir o seu rejuvenescimento", referem os fundadores da AJAVM, em nota de imprensa sobre a nova associação.

A Associação de Jovens Agricultores do Vale do Mondego quer "contribuir, por todos os meios, para a valorização técnica, empresarial, cultural e recreativa dos seus associados, nomeadamente através da promoção de cursos, colóquios, estágios, ações de formação profissional, visitas de estudo, convívios ou quaisquer outras atividades de âmbito cultural e recreativo".

A promoção e organização de "intercâmbios com organizações estrangeiras congéneres" e a representação dos jovens agricultores da região "junto das entidades e instituições oficiais", são outros dos objetivos enunciados.

Leia Também: CAP congratula-se por maioria dos partidos querer reforçar Agricultura

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório