Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

"Não se pode permitir" desresponsabilização do financiamento à UAc

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje, no 46º. aniversário da Universidade dos Açores (UAc), que "não se pode permitir" que o Estado se desresponsabilize do financiamento à instituição.

"Não se pode permitir" desresponsabilização do financiamento à UAc
Notícias ao Minuto

14:00 - 17/01/22 por Lusa

País Açores

Na cerimónia, que decorreu na aula magna daquela academia, em Ponta Delgada, Bolieiro enalteceu a importância de assegurar a tripolaridade e a "singularidade" da UAc.

"Ao Estado não se pode permitir qualquer desresponsabilização neste dever democrático, de civilização, moderno e de futuro indeclinável", afirmou.

O presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) lembrou que o Governo Regional se "comprometeu a apoiar" a universidade "nos seus sobrecustos de tripolaridade, com a transferência de meio milhão de euros em 2021", que foi realizada a "tempo e a horas".

"Nós cumprimos e cumpriremos. O Governo da República não cumpriu. Seremos solidários e ativos na justa reivindicação", afirmou.

Para "cumprir com honra à palavra dada", Bolieiro realçou que o executivo vai transferir para a academia 650 mil euros em 2022 e 800 mil em 2023, no âmbito ao apoio à manutenção dos três polos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

O executivo açoriano vai ainda apoiar os centros de investigação da UAc com 1,6 milhões de euros durante os quatro anos de mandato, equivalente a "265 mil euros ano".

O presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia, considerou a UAc um "pilar fundamental da autonomia" açoriana, sendo por isso necessário "cuidar da sua força e da sua estabilidade".

"Não podemos aceitar que a ela seja discriminada negativamente no acesso a fundos europeus devido à sua localização, quando essa devia ser a base de uma discriminação positiva por estar situada numa região ultraperiférica", afirmou.

Luís Garcia apelou ainda para que seja encontrada uma "solução estrutural" para "resolver o subfinanciamento" da academia açoriana.

"Não podemos aceitar que o Estado não cumpra os compromissos assumidos há muito quanto ao financiamento da instituição", afirmou.

A 05 de fevereiro de 2020, foi anunciado pelo então presidente do Governo Regional, o socialista Vasco Cordeiro, que a Universidade dos Açores iria receber, entre 2020 e 2023, um reforço financeiro de 1,2 milhões de euros anuais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Em fevereiro de 2021, por iniciativa do PSD, a Assembleia Regional aprovou por unanimidade um voto de protesto contra o Governo da República por incumprimento do protocolo com a Universidade dos Açores.

Em março de 2021, o ministro da tutela, Manuel Heitor realçou que "nunca" chegou a ser assinado qualquer protocolo de apoio à academia açoriana, mas disse querer que tal aconteça "tão rápido quanto possível".

Leia Também: Atividade económica nos Açores cresceu 11% em novembro de 2021

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório