PSP desmantela e detém responsáveis por rede de tráfico de armas

A investigação durou 22 meses.

PSP desmantela e detém responsáveis por rede de tráfico de armas

© PSP

Notícias ao Minuto
13/01/2022 14:03 ‧ 13/01/2022 por Notícias ao Minuto

País

Tráfico de armas

Três pessoas foram condenadas a oito, seis e cinco anos de pena de prisão efetiva pela coautoria do crime de associação criminosa e do crime de tráfico e mediação de armas, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP). Um outro indivíduo foi ainda condenado pelo crime de detenção de arma proibida, estando sujeito a três anos e nove meses de pena de prisão efetiva. Em causa está uma investigação que decorria há 22 meses sobre tráfico internacional, mediação e transformação de armas de fogo.

Segundo o comunicado da PSP a que o Notícias ao Minuto teve acesso, “o líder do grupo criou e liderou uma organização tendente à venda, em Portugal, de armas de fogo por si transformadas e modificadas, a partir de armas de venda livre de calibre Flobert, na Eslováquia e na República Checa”, assim como de munições por si fabricadas.

Para o efeito, o grupo adquiria “centenas de armas de alarme e armas de sistema Flobert a um armeiro, na Eslováquia e República Checa”, que, em Portugal, eram transformadas em armas de fogo de calibre .22, 7,65 mm e 9 mm, numa oficina equipada com as ferramentas necessárias para o projeto.

Ao longo dos 22 meses de investigação, a PSP adianta que foram detidas sete pessoas, bem como realizados 47 mandados de busca e apreensão, 13 os quais domiciliários e 34 não domiciliários. Além disso, foram também apreendidas 176 armas e mais de um milhar de munições de diversos calibres.

Esta foi uma investigação desenvolvida pelo Departamento de Armas e Explosivos da PSP.

Leia Também: Ensino superior policial passa a abranger carreira de chefes da PSP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas