Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Genrui. Autotestes vendidos em Portugal retirados do mercado na Irlanda

Pico de falsos positivos levou a Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da Irlanda a ordenar a retirada destes testes de antigénio do mercado. Marca, também vendida em Portugal, já tinha dado problemas em setembro.

Genrui. Autotestes vendidos em Portugal retirados do mercado na Irlanda
Notícias ao Minuto

17:12 - 07/01/22 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Os autotestes antigénio do fabricante Genrui Biotech Inc., também vendidos em Portugal, foram retirados do mercado na Irlanda após centenas de queixas por um pico de falsos positivos de Covid-19. 

De acordo com a Euronews, foram feitas mais de 550 queixas de pessoas que alegavam que os kits de teste Genrui forneceram falsos positivos. A quantidade de reclamações levou a Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da Irlanda a ordenar a retirada destes testes de antigénio do mercado. 

Além da Irlanda, também a Alemanha teve o mesmo problema em dezembro. A Autoridade de Hamburgo para Escolas e Educação e Treino Vocacional (BSB) decidiu parar de usar os testes da empresa depois de receber reclamações semelhantes.

De acordo com a SIC Notícias, esta marca de autotestes é uma das mais vendidas em Portugal, sendo comercializada em supermercados como o Pingo Doce ou Lidl. 

De referir que esta não é a primeira vez que estes testes dão problemas. Em setembro de 2021 foram feiras várias reclamações por falhas nos componentes do kit.

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, os incidentes reportados estavam relacionados com o facto de o tubo de diluição da amostra não apresentar líquido ou apresentar um volume de líquido insuficiente para prosseguir com o teste e obter um resultado válido.

O Infarmed deu conta dessas reclamações e apelava a que não se realizasse o teste caso houvesse esse problema no kit.

Leia Também: Covid: Os quatro erros que comete quando faz autotestes - e deve evitar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório