Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mau tempo. Governo dos Açores repara caminhos florestais e rurais

O Governo dos Açores informou hoje que está em curso a reparação dos caminhos florestais e rurais afetados pela forte chuva que se tem verificado no arquipélago e que vai proceder "de forma célere" ao levantamento dos estragos causados pelo mau tempo.

Mau tempo. Governo dos Açores repara caminhos florestais e rurais
Notícias ao Minuto

16:07 - 03/01/22 por Lusa

País Mau tempo

O mau tempo que se tem verificado nos últimos dias nos Açores originou, na madrugada do dia 31 de dezembro, um total de 87 ocorrências: 76 em São Miguel, nove na ilha Terceira, uma em Santa Maria e outra no Pico.

Na ilha de São Miguel, na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, uma ribeira transbordou, tendo provocado o arrastamento de 15 viaturas e afetado 13 moradias, tendo sido necessário realojar (em casa de familiares) 15 pessoas".

Numa nota enviada hoje às redações, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural adianta que, através da Direção dos Recursos Florestais, "tem estado, desde o dia 30 de dezembro de 2021, a reparar os caminhos florestais e rurais afetados" pelas chuvas fortes ocorridas "em todas as ilhas, com maior incidência em São Miguel, Pico e Santa Maria".

"Em São Miguel, para o Serviço Florestal de Ponta Delgada e do Nordeste, foram alugados equipamentos, máquinas e camiões, para reforçar as intervenções de reparação", lê-se na nota.

Em todas as ilhas, segundo a Secretaria Regional da Agricultura, "foram mobilizados equipamentos e meios humanos para as reparações".

A IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário), "nalguns casos de maior urgência, alugou também equipamentos para fazer reparações em alguns caminhos, estando ainda a fazer os levantamentos dos estragos dos caminhos que estão dentro dos Perímetros de Ordenamento Agrário, para posterior intervenção", acrescenta o executivo açoriano.

De acordo com "a solicitação da Federação Agrícola dos Açores", a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural assegura que irá proceder "de forma célere e abrangente ao levantamento dos estragos" causados pelo mau tempo dos últimos dias.

Leia Também: Açores mantêm três postos de testes rápidos abertos esta semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório