Meteorologia

  • 12 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 31º

Assintomáticos e contactos de alto risco? Isolamento diminui para 7 dias

Direção-Geral da Saúde informou, esta quinta-feira, o Ministério da Saúde. "A operacionalização desta decisão técnica" estará "concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana", explica ainda.

Assintomáticos e contactos de alto risco? Isolamento diminui para 7 dias
Notícias ao Minuto

14:19 - 30/12/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou hoje o Ministério da Saúde que o período de isolamento passa de 10 para 7 dias para as pessoas infetadas assintomáticas e para os contactos de alto risco." A informação foi revelada esta quinta-feira numa nota enviada às redações. 

A DGS refere ainda que esta decisão "está alinhada com orientações de outros países" e "resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron".

"A operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana", acrescenta-se. 

A decisão, hoje anunciada, surge um dia depois da Região Autónoma da Madeira ter reduzido para cinco dias o período de isolamento de infetados assintomáticos e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com a quarentena de contactos vacinados com a terceira dose.

Também ontem, em Espanha, a Comissão de Saúde Pública, formada pelo Ministério da Saúde e os diretores-gerais de Saúde Pública das Comunidades Autónomas acordou encurtar o período de isolamento para pessoas infetadas com Covid-19 de dez para sete dias.

De lembrar que Portugal registou, esta quarta-feira, mais 26.867 novos casos - um novo recorde diário desde o início da pandemia - e mais 12 mortes relacionadas com a Covid-19. E houve mais países a bater máximos - saiba tudo aqui

[Notícia atualizada às 14h29]

Leia Também: AO MINUTO: Açores com novo máximo; Hospitais britânicos em "pé de guerra"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório