Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Militar que agrediu imigrantes nepaleses expulso da GNR por Cabrita

Despacho do ex-ministro da Administração Interna é datado de 30 de novembro de 2021, dias antes de abandonar o cargo. André Ribeiro está a cumprir pena de prisão efetiva em Tomar.

Militar que agrediu imigrantes nepaleses expulso da GNR por Cabrita
Notícias ao Minuto

11:28 - 28/12/21 por Notícias ao Minuto

País Administração Interna

Um militar detido por ter agredido imigrantes nepaleses em Odemira, no ano de 2018, foi expulso da Guarda Nacional Republicana (GNR) por Eduardo Cabrita, o ex-ministro da Administração Interna.

André Ribeiro, de 38 anos, está a cumprir pena de prisão efetiva - foi condenado a seis anos - no Estabelecimento Prisional Militar de Tomar desde meados deste ano. As informações foram avançadas pelo Jornal de Notícias. 

O despacho que aplica a "pena disciplinar de separação de serviço ao guarda André Filipe de Castro Ribeiro da Guarda Nacional Republicana" foi publicado em Diário da República esta segunda-feira - pode consultá-lo aqui.

A expulsão ocorreu por decisão do ex-ministro Eduardo Cabrita, em 30 de novembro de 2021. 

"Por despacho de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, de 30 de novembro de 2021, foi aplicada ao Guarda n.º 2100391 - André Filipe de Castro Ribeiro, do Comando Territorial de Beja, a pena disciplinar de separação de serviço, nos termos da competência que lhe é conferida pelo artigo 43.º e pelo Quadro Anexo B, ambos do Regulamento de Disciplina da Guarda Nacional Republicana (RDGNR), aprovado pela Lei n.º 145/99, de 1 de setembro e alterado pela Lei n.º 66/2014, de 28 de agosto", pode ler-se. 

De acordo com a referida Lei n.º 145/99, a pena de separação de serviço "consiste no afastamento definitivo da Guarda, com extinção do vínculo funcional à mesma e a perda da qualidade de militar, ficando interdito o uso de uniforme, distintivos e insígnias militares, sem prejuízo do direito à pensão de reforma."

O que aconteceu?

O caso remonta à noite de 30 de setembro e madrugada de 1 de outubro de 2018, na zona de Almograve e Longueira, no concelho de Odemira, distrito de Beja.

Após um jantar em que estiveram presentes cerca de 25 imigrantes, cinco militares - em que se conta André Ribeiro - são apontados como tendo acedido à residência de trabalhadores nepaleses e, alegadamente, agredido e transportado sob coação alguns para a zona de um restaurante.

Leia Também: Mais de metade dos europeus considera que há imigrantes a mais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório