Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Freira com pena suspensa por desviar 400 mil euros

Um tribunal do Porto condenou hoje uma freira a quatro anos e 10 meses de prisão, pena suspensa, por desviar 400 mil euros do Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil Coração de Jesus, gerido por uma instituição católica.

Freira com pena suspensa por desviar 400 mil euros
Notícias ao Minuto

15:33 - 20/12/21 por Lusa

País Justiça

A mulher, decidiu igualmente um coletivo de juízes do tribunal de São João Novo, terá de entregar à Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, instituição gestora do Centro Infantil, prestações mensais até perfazer 11.600 euros.

Também terá de formular um pedido de desculpas à lesada.

O crime por que foi condenada, o de burla qualificada, foi cometido entre 2002 e 2004, sendo descoberto apenas em 2007, numa altura em que a arguida já tinha fugido para o estrangeiro, apresentando-se à justiça apenas em 2021.

A arguida, que vive atualmente no Luxemburgo, onde trabalha num escritório, foi dispensada de comparecer na maioria das sessões, incluindo esta para leitura do acórdão.

Um cúmplice do desvio de fundos, a quem a religiosa entregou o dinheiro, já tinha sido julgado em 2014, sendo condenado então a quatro anos e meio de prisão, suspensa por igual período.

Em pleno julgamento, a religiosa assumiu ter sido seduzida pelo beneficiário do desfalque e disse, numa audiência de julgamento de 10 de novembro, que apenas se apoderou de cheques no valor global de 48 mil euros.

Os crimes foram possíveis porque a arguida, enquanto responsável pela secretaria do Centro de Bem-Estar, estava na posse de cheques em branco, falsificando a assinatura da madre-superiora, a legal responsável pela conta.

Leia Também: AO MINUTO: DGS muda norma; EMA aprova vacina Novavax

Recomendados para si

;
Campo obrigatório