Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ilha do Pico. Neve anima caminhada ao ponto mais alto de Portugal

Montanha recebeu, este sábado, o primeiro nevão deste inverno.

Notícias ao Minuto

11:16 - 20/12/21 por Natacha Nunes Costa

País Neve

A neve chegou à montanha da ilha do Pico, nos Açores, este fim de semana, agraciando ainda mais a subida ao ponto mais alto de Portugal de um grupo de turistas.

As imagens, partilhadas pelo guia Renato Goulart no Facebook, mostram um autêntico postal de inverno, com a particularidade de ter lugar em pleno Oceano Atlântico, com as ilhas vizinhas do Faial e São Jorge a aparecerem também nas fotografias.

O nevão de sábado, dia 18 de dezembro, foi o primeiro deste inverno a cair na ilha do Pico.

Recorde-se que todos os anos, milhares de pessoas embarcam na aventura de subir ao ponto mais alto de Portugal. A caminhada dura cerca de cinco horas e só é possível se as condições meteorológicas assim o permitirem e com a presença de um guia. Se tiver sorte, poderá ver não só a imensidão do Oceano Atlântico, mas praticamente todas as ilhas que constituem o grupo central do arquipélago dos Açores.

No inverno, o turismo na região desce, mas há quem espere precisamente por esta altura do ano para subir a montanha, que é considerada uma das sete maravilhas de Portugal, com neve.

A montanha da ilha do Pico formou-se há cerca de 750 mil anos, de um vulcão que surgiu das profundezas do oceano. Tem uma altitude superior a 5 mil metros, dos quais 2.351 descobertos. Esta não é só a montanha mais alta de Portugal como é a mais recente do país.

Leia Também: Neve pintou de branco os pontos mais altos do país. Veja as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório