Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Quarta dose? "Não será de todo precipitada", diz secretário da Saúde

Diogo Serra Lopes afirma que a referência de António Costa à possibilidade de ter de ser necessária uma quarta dose, numa altura em que Portugal ainda está no processo de vacinar com a terceira dose, faz sentido "de forma a planearmos o futuro".

Quarta dose? "Não será de todo precipitada", diz secretário da Saúde
Notícias ao Minuto

16:16 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto

País Diogo Serras Lopes

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, comentou, esta quinta-feira, a possibilidade de uma quarta dose da vacina, referida hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, e ainda a necessidade de novas medidas para travar a evolução da pandemia.

“[Quarta dose] não será de todo precipitada se pensarmos naquilo que será o futuro, e não será um futuro assim tão longínquo", aponta em declarações feitas durante visita ao Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes E Alto Douro, em Vila Real.  

"A vacinação da terceira dose está a ocorrer àquele que é o ritmo previsto, não sabemos ainda o que acontecerá em 2022, nomeadamente o que será a quarta dose, em que formato e como poderá ser dada ou mesmo se será necessária, mas temos de estar preparados para todas as possibilidades de forma a planearmos o futuro", explica ainda Serra Lopes. 

Relativamente às máscaras, o secretário de Estado da Saúde afirma que “o que sabemos é que o número de casos tem vindo a aumentar, embora a incidência da doença tem vindo a baixar (...), mas a questão é que este é o segundo dia consecutivo com 5 mil casos, algo que não acontecia desde fevereiro”, portanto, explica Serra Lopes, terão de ser tomadas algumas medidas. O secretário de saúde deixa, no entanto, esse anúncio para esta sexta-feira. 

Sobre a capacidade hospitalar no nosso país, Diogo Serra Lopes afirma que a mesma está a ser reforçada tendo em conta a necessidade acrescida nesta época do ano.

“Estamos a preparar o SNS para o aumento de casos", garante, acrescentando que "todos os hospitais estão a preparar-se para picos maiores", não querendo dizer que esta necessidade tenha de ver apenas com a Covid-19. 

Novas medidas? Marta Temido deverá anunciá-las esta sexta-feira

A ministra da Saúde, Marta Temido, fará amanhã um ponto de situação da pandemia e da presença da nova variante do coronavírus em Portugal, segundo anunciou hoje a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva. 

A ministra admitiu a adoção de novas medidas restritivas, embora sem precisar quando é que tal poderá acontecer. 

Leia Também: Novas medidas? Governo faz ponto de situação sobre pandemia amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório