Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Novas medidas? Governo faz ponto de situação sobre pandemia amanhã

Mariana Vieira da Silva diz que têm havido várias reuniões com especialistas e anunciou uma conferência de imprensa de Marta Temido amanhã.

Novas medidas? Governo faz ponto de situação sobre pandemia amanhã
Notícias ao Minuto

15:41 - 16/12/21 por Tomásia Sousa

País Covid-19

A ministra da Saúde, Marta Temido, fará amanhã um ponto de situação da pandemia e da presença da nova variante do coronavírus em Portugal, anunciou esta quinta-feira a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, que admitiu a adoção de novas medidas restritivas, embora sem precisar quando é que tal poderá acontecer. 

"O momento que nós vivemos é um momento em que não podemos dar garantias absolutas sobre as medidas que temos em vigor", afirmou Mariana Vieira da Silva aos jornalistas, no final do Conselho de Ministros.

Mariana Vieira da Silva acrescentou que, juntamente com a ministra da Saúde, esteve reunida ao longo desta semana duas vezes com os peritos que têm participado nas reuniões do Infarmed.

A ministra sustentou que é preciso mais informações para se poder tomar decisões, frisando que se está "perante uma nova variante sobre a qual pouco se sabe".

"O Governo só tomará medidas num contexto mais alargado de decisão. O que está em causa para amanhã é um ponto de situação sobre a pandemia, incluindo do que sabemos da presença da nova variante em Portugal (...)", acrescentou, sem citar quaisquer medidas que, vincou, "não se tomam da noite para o dia". 

A governante disse apenas que o que será e tem sido feito é "dizer sempre aquilo que fazemos e que esperamos que possa vir a acontecer e foi isso que o sr. Primeiro-Ministro fez hoje", apontou, referindo-se às palavras de António Costa, que hoje admitiu um prolongamento das medidas restritivas para além de 9 de janeiro.

"Nós estamos perante uma nova variante sobre a qual sabemos pouco e, por isso, nestes momentos é crítico termos todas as informações de que necessitamos", defendeu, assegurando que o Governo tem sido muito claro na comunicação de medidas.

"Num cenário de maior incerteza do que aquela que previmos quando adotamos as medidas, não teremos nenhum problema em promulgá-las ou alterá-las", admitiu.

Mariana Vieira da Silva adiantou também que o país tem vacinado cerca de 72 mil pessoas por dia, sendo objetivo "manter este nível" ou até "poder acelerar" a vacinação.

Leia Também: AO MINUTO: "Se for necessário, reforçamos"; Portugal pronto para 4.ª dose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório