Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Estatuto do cuidador informal alargado a todo o país

Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o alargamento do estatuto do cuidador informal a todo o país, estando previsto o aumento do valor do subsídio, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Ana Mendes Godinho.

Estatuto do cuidador informal alargado a todo o país
Notícias ao Minuto

15:03 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Conselho de Ministros

"Aprovamos o diploma relativamente ao alargamento do estatuto do cuidador informal a todo o país”, disse Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros desta quinta-feira. 

"Como sabem, na sequência da aprovação da lei em 2019, na AR, foram implementados 30 projetos-piloto no país para, de alguma forma, testar e avaliar a aplicação do estatuto do cuidador informal", recordou. 

Agora, com a aprovação deste diploma, "alargamos o estatuto a todo o país, passando a aplicar-se a todos os concelhos", indicou a governante, detalhando que foram introduzidas algumas alterações que "resultam da avaliação que foi feita pela comissão de acompanhamento do projeto piloto", nomeadamente no que toca ao processo de reconhecimento ou permitir, por exemplo, a conciliação da vida pessoal do cuidador.

Prevê-se também o "alargamento do descanso do cuidador à rede nacional de cuidados continuados em saúde mental" e também "uma majoração do subsídio do valor das contribuições no âmbito do seguro social voluntário", mais um instrumento "para apoiar os cuidadores". 

A ministra deu ainda conta que é criada uma comissão de acompanhamento e monitorização do estatuto do cuidador informal "para termos capacidade de leitura e avaliação por parte de quem, no terreno, o está a aplicar". 

O diploma entra em vigor no dia seguinte à sua promulgação em Diário da República. 

Leia Também: Valor do subsídio para cuidadores informais deve ter valor fixo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório