Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal e Guiné-Bissau afinam estratégias de cooperação militar

Os ministros da Defesa da Guiné-Bissau e de Portugal assinaram hoje um novo programa-quadro de cooperação militar com o qual afinam estratégias no âmbito do Atlântico Norte, disse o diretor-geral da política de Defesa guineense, general Marcolino Alves.

Portugal e Guiné-Bissau afinam estratégias de cooperação militar
Notícias ao Minuto

14:09 - 14/12/21 por Lusa

País Diplomacia

Para o ministro de Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho, que se encontra de visita de dois dias a Bissau, o novo quadro de cooperação significa "uma nova ambição e um salto qualitativo", em que os dois países compreenderam que os problemas que ocorrem em África afetam a Europa e vice-versa.

Gomes Cravinho disse existir uma ambição das autoridades guineenses de reforçar e consolidar a capacidade das Forças Armadas "dentro de um quadro democrático e republicano" e que Portugal "está inteiramente disponível para trabalhar com o povo irmão da Guiné-Bissau" nesse sentido.

O diretor-geral da Política de Defesa guineense, general Marcolino Alves, revelou que a Guiné-Bissau e Portugal vão desenvolver sinergias para fazerem parte do corredor do Atlântico Norte, onde, disse, passa cerca de 80% do comércio mundial.

"Ambos os países decidiram acordar a cooperação no domínio militar que estava adormecida", notou o general Alves.

O ministro da Defesa guineense, Sandji Fati, destacou a satisfação com que assinou o programa-quadro de cooperação com Portugal, o que disse ter sido possível com "o fim da instabilidade política" na Guiné-Bissau.

O governante guineense apontou como desafio das Forças Armadas do país a formação, contando com Portugal, visando a sua transformação para que passem a ser republicanas, disse.

O ministro guineense disse também que a única coisa que tem a lamentar nesta visita de dois dias de João Gomes Cravinho à Guiné-Bissau é o facto de não ter conseguido levá-lo à instância balnear de Rubane, no arquipélago dos Bijagós.

Os dois governantes disseram, entre gargalhadas, que "fica para a próxima".

Leia Também: China quer mais parcerias e cooperação com Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório