Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

João Rendeiro não vai ser transferido de prisão

Defesa tinha pedido a transferência do antigo presidente do extinto BPP de Westville para outra prisão, depois de o ex-banqueiro ter recebido ameaças de morte.

João Rendeiro não vai ser transferido de prisão
Notícias ao Minuto

13:59 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto

País BPP

O tribunal sul-africano decidiu que João Rendeiro não vai ser transferido de prisão, negando assim o pedido da defesa, avança a CNN Portugal.

A equipa de defesa de João Rendeiro tinha pedido  a transferência do antigo presidente do extinto BPP para outra prisão, depois de o ex-banqueiro ter recebido ameaças de morte.

Hoje, na única declaração que fez aos jornalistas, Rendeiro garantiu que não voltava a Portugal. "Não vou regressar a Portugal", disse,  depois de ter permanecido sempre em silêncio, no tribunal de Verulam. Numa mensagem enviada à CNN, a advogada de Rendeiro disse temer pela vida do ex-banqueiro. 

A audição de hoje, aliás, foi adiada para quarta-feira depois da defesa ter pedido mais tempo para apresentar o requerimento de libertação sob fiança, decidiu o juiz.

O ex-banqueiro foi preso no sábado, num hotel em Durban, na província sul-africana do KwaZulu-Natal, numa operação que resultou da cooperação entre as polícias portuguesa, angolana e sul-africana.

João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam agora a sua extradição para cumprir pena em Portugal.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do banco, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.

Leia Também: Pedido de libertação sob fiança de Rendeiro adiado para quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório