Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Não vou regressar a Portugal", garante João Rendeiro

Ex-banqueiro garantiu aos jornalistas presentes no tribunal de Verulam, nos arredores de Durban, que não regressará ao país. João Rendeiro fez breve declaração, momento que foi transmitido pela antena da CNN.

"Não vou regressar a Portugal", garante João Rendeiro
Notícias ao Minuto

12:21 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto e Lusa

País Rendeiro

João Rendeiro fez uma breve declaração aos jornalistas, esta terça-feira, depois de ter permanecido sempre em silêncio, no tribunal de Verulam: "Não vou regressar a Portugal". O momento foi transmitido pela antena da CNN, na altura em que o ex-banqueiro abandonava a sala de audiência.

A audição do ex-banqueiro foi hoje adiada para quinta-feira depois da defesa ter pedido mais tempo para apresentar o requerimento de libertação sob fiança, decidiu o juiz.

O tribunal sul-africano ainda no início da tarde que Rendeiro não vai ser transferido de prisão, negando assim o pedido da defesa.

A equipa de defesa  do antigo presidente do extinto BPP tinha pedido  a transferência para outra prisão, depois de o ex-banqueiro ter recebido ameaças de morte.

Este é o segundo dia em que João Rendeiro está na sala de tribunal, depois de na primeira presença perante juiz, na segunda-feira, para legalizar a prisão preventiva, a defesa ter pedido liberdade sob fiança.

Esta terça-feira, a equipa de defesa divulgou que vai pedir a transferência para outra prisão, depois de o ex-banqueiro ter recebido ameaças de morte de outros reclusos.

"Como resultado das notícias" nos órgãos de informação, "ele [João Rendeiro] está a receber ameaças de morte", referiu a advogada June Marks, explicando que "os outros prisioneiros ouvem as notícias na rádio".

O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) foi preso no sábado, num hotel em Durban, na província sul-africana do KwaZulu-Natal, numa operação que resultou da cooperação entre as polícias portuguesa, angolana e sul-africana.

João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam agora a sua extradição para cumprir pena em Portugal, relativamente a três processos distintos relacionados com o colapso do BPP.

[Notícia atualizada às 12h38]

Leia Também: Pedido de libertação sob fiança de Rendeiro adiado para quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório