Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Plataforma educativa quer aumentar literacia em antibióticos e infeções

O projeto e-Bug pretende estabelecer relações entre os conteúdos curriculares e a saúde, de modo a que os mais novos melhor saibam prevenir infeções e utilizar antibióticos.

Plataforma educativa quer aumentar literacia em antibióticos e infeções
Notícias ao Minuto

13:45 - 09/12/21 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Foi hoje revelado que as escolas portuguesas irão adotar a plataforma educativa do Projeto e-Bug, que visa o aumento da literacia em saúde das crianças e jovens dos 5 aos 18 anos sobre a prevenção das infeções e a boa utilização dos antibióticos.

A fase piloto contemplará 10 agrupamentos escolares espalhados pelo país, estimando-se que o projeto esteja disseminado a nível nacional a partir de 2023.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a iniciativa irá “reativar, reconstruir e validar o Projecto e-Bug em Portugal, adaptando os conteúdos revistos e reformulados pela UK Health Security Agency (UKHSA) em 2020 aos currículos nacionais”.

Nesse sentido, o projeto pretende estabelecer relações entre os conteúdos curriculares e a saúde, de modo a que os mais novos melhor saibam prevenir infeções e utilizar antibióticos. Com base em atividades práticas, alguns dos temas a abordar passam pela vacinação, higiene das mãos, etiqueta respiratória e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A iniciativa resulta de uma colaboração da DGS, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e do The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway.

O projeto é financiado pelos EEA Grants Portugal (EEAG) e visa dotar todas as escolas portuguesas desta plataforma, desenvolvida e gerida pela UKHSA – anterior Public Health England – e implementar a sua utilização.

Leia Também: Bactérias resistentes podem causar 10 milhões de mortes até 2050

Recomendados para si

;
Campo obrigatório