Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Diocese felicita José Cordeiro com "júbilo" e "tristeza e orfandade"

Os vários agentes eclesiásticos da Diocese de Bragança-Miranda felicitaram hoje o bispo José Cordeiro pela nomeação para arcebispo de Braga "com júbilo", mas também "tristeza e orfandade".

Diocese felicita José Cordeiro com "júbilo" e "tristeza e orfandade"
Notícias ao Minuto

15:31 - 03/12/21 por Lusa

País José Cordeiro

"A surpreendente notícia foi por nós recebida com júbilo, ainda que deixando um sentimento de tristeza e orfandade, pois foi nosso pastor e mestre da fé durante os 10 anos imediatos à sua ordenação para o ministério episcopal", lê-se numa mensagem enviada às redações.

No documento, assinado pelo vigário geral cessante, monsenhor Adelino Fernando Pais, "o presbitério, diáconos, consagrados e fiéis leigos de Bragança-Miranda, felicitam" José Cordeiro, que foi nomeado hoje, pelo papa Francisco, para a Arquidiocese de Braga, para substituir Jorge Ortiga, que pediu a resignação por atingir o limite de idade, 75 anos.

A sucessão só deverá concretizar-se dentro de dois meses, período durante o qual deverá também ser conhecido o sucessor na diocese de Bragança-Miranda de José Cordeiro, cujo legado é descrito como "dinâmico, próximo e profícuo", na mensagem clerical divulgada hoje.

"Deixa inolvidáveis marcas de renovação e conversão pastoral nesta Igreja peregrinante, no território do nordeste transmontano. Por tudo ficamos, para sempre, reconhecidamente gratos", refere o documento.

Os elementos da diocese transmontana felicitam "igualmente a arquidiocese de Braga pelo seu novo arcebispo, certos de que dignificará os santos e ilustres arcebispos que o precederam, desde Martinho de Dume e Frei Bartolomeu aos Mártires até os que, mais recentemente, exerceram o ministério de guias pastorais".

"Estamos convictos de que dom José Cordeiro será bem acolhido, estimado e muito querido do povo bracarense, como foi pela diocese de que é oriundo", consideram.

José Manuel Garcia Cordeiro tornou-se no 44.º bispo da diocese de Bragança-Miranda a 02 de outubro de 2011 e no mais jovem bispo de Portugal, aos 44 anos, ao ser titu-lar da diocese de origem.

Aos 54 anos foi nomeado novo arcebispo de Braga, sucedendo a Jorge Ortiga, que, aos 75 anos, como determina o Direito Canónico, pediu a resignação ao Papa Francisco, como anunciou hoje a Santa Sé.

O bispo José Cordeiro reagiu na página pessoal do Facebook com duas mensagem, numa das quais se despediu "com gratidão e saudade" de uma década à frente da diocese de Bragança-Miranda e noutra fez uma saudação a Braga onde iniciará a nova missão como arce-bispo.

José Cordeiro é natural de Parada, uma aldeia de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.

Foi ordenado padre em 1991, foi vice-reitor e reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, até ser nomeado bispo de Bragança-Miranda, em 2011.

Durante uma década, reestruturou a diocese, nomeadamente ao nível do funcionamento das paróquias e do funcionamento das instituições sociais da Igreja.

Visitou todas as paróquias e foi, sobretudo nos primeiros anos nas funções, uma voz ativa no alerta para problema sociais como o abandono e isolamento dos idosos e o despovoamento do Nordeste Transmontano.

A boa disposição é uma característica de José Cordeiro, que apostou sempre na mobilização dos jovens, com os quais já tinha lidado de perto, nomeadamente durante os anos em que foi pároco em Bragança e capelão do Instituto Politécnico.

Fica também conhecido como "o bispo da Internet" pelo uso que tem feito das novas tecnologias para divulgação e aproximação à população.

Leia Também: Daniel Sampaio integra comissão de estudo de abusos na Igreja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório