Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Jornal digital Mensagem de Lisboa vai ter noticias escritas em crioulo

Lisboa passa a ter um jornal escrito em crioulo, a partir desta semana, uma iniciativa do projeto digital Mensagem, que ganhou uma bolsa de jornalismo europeu para línguas minoritárias, anunciou a diretora do jornal.

Jornal digital Mensagem de Lisboa vai ter noticias escritas em crioulo
Notícias ao Minuto

12:38 - 02/12/21 por Lusa

País Mensagem de Lisboa

O jornal digital Mensagem de Lisboa vai passar a publicar no 'site' e a difundir através das redes sociais artigos jornalísticos escritos em crioulo.

Segundo a diretora do jornal, Catarina Carvalho, este projeto "representa uma homenagem a essa cidade misturada, porto de tantas comunidades, que a Mensagem descobre todos os dias".

O cantor português de ascendência cabo-verdiana Dino d'Santiago é o padrinho da iniciativa, numa parceria com a sua plataforma Lisboa Criola, enquanto Karyna Gomes, jornalista de origem cabo-verdiana e guineense, assume o papel de coordenadora deste projeto, que ganhou uma bolsa do programa europeu NewsSpectrum.

Cantora e jornalista guineense de mãe cabo-verdiana, Karyna Gomes escolheu Lisboa para viver desde 2011, tendo estudado jornalismo em São Paulo, no Brasil, e trabalhado em vários órgãos de comunicação, como RTP, rádios locais na Guiné-Bissau, "A Semana", em Cabo Verde, e a Associated Press.

Os trabalhos serão apresentados em crioulo e em português, para serem acessíveis a todos, esclarece a diretora, acrescentando que "são histórias que interessam a toda a Lisboa" e que o objetivo "é juntar, dar visibilidade", mas também responder ao desafio de conhecer melhor "esta cidade multicultural".

"Ao nascer esta fusão entre a Mensagem e esta Lisboa Criola finalmente vai materializar-se um projeto que sinto que é um grande passo para a humanidade. Espero que essa crioulização se replique com as culturas anglo-saxónicas, com as francófonas, e com as hispânicas, e venham mais mensagens para esta nobre nação que sempre existiu mas acho que finalmente consegue reclamar o seu lugar", defende, por sua vez, Dino d'Santiago.

Ao todo, foram atribuídas 12 bolsas pelo programa europeu NewsSpectrum, que tem como objetivo "apoiar a sustentabilidade de línguas minoritárias na UE".

Um júri composto por nove especialistas fez a escolha em 11 países e 14 línguas.

Este projeto é organizado e gerido pelo International Press Institute (IPI) de Viena, Áustria, em colaboração com a European Association of Daily Newspapers in Minority and Regional Languages (MIDAS) e a European Roma Institute for Arts and Culture (ERIAC).

Leia Também: China censura Jornal espanhol ABC após duas reportagens críticas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório